Unesp: Universidade se destaca no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Dos 50 cursos avaliados, 38 estão entre os melhores do Estado

sex, 11/08/2006 - 20h49 | Do Portal do Governo

A UNESP está entre as universidades com maior número de cursos com conceito máximo 5 entre as Instituições de Ensino Superior paulistas que participaram da edição 2005 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). São 14 no total de 25 notas máximas atribuídas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação. O bom desempenho resulta de uma combinação de professores qualificados e alunos bem selecionados, de acordo com a pró-reitora de Graduação da UNESP, Sheila Zambello de Pinho.

Dentre as 20 carreiras avaliadas pelo Enade, a UNESP participou com 68 cursos (veja relação no link abaixo). Destes, 18 são novos e não puderam ser examinados. Dos 50 aptos para a avaliação, 38 obtiveram conceito 4 e 5, relacionado entre os melhores; dez foram listados entre os piores, com o conceito 1 e 2. Outros dois cursos tiveram conceito 3. “Os cursos que receberam notas 1 e 2 nos indicam que temos que desenvolver um trabalho de conscientização junto aos alunos para que participem efetivamente do Enade e abandonem a decisão de boicotá-lo”, destaca Sheila.

O Enade, substituto do Provão, foi aplicado a universitários de primeiro e de último anos de carreiras nas três áreas do conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanidades. As carreiras são: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharias (8 especializações), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

Desempenho em 2004 

Em 2004, a UNESP teve 21 cursos avaliados pelo Enade. Conquistou conceitos 4 e 5 em 20 deles. Outros cinco cursos não receberam conceitos por serem novos. O único curso da UNESP a receber conceito 1 foi o de Serviço Social, do campus de Franca. Segundo a coordenadora Cirlene Oliveira, isso foi motivado pelo boicote dos alunos. (Veja quadro no link abaixo.)

Participaram do Enade alunos do primeiro e do último ano dos cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Das universidades do Estado de São Paulo, a UNESP obteve a melhor média final em sete cursos: Agronomia do campus de Ilha Solteira, com 4,1; Educação Física, em Bauru, com 4,6; Fonoaudiologia, em Marília, com 3,7; Medicina Veterinária, em Jaboticabal, com 4,9; Nutrição, em Botucatu, com 4; Odontologia, em São José dos Campos, com 4,6; e Zootecnia, em Botucatu, com 4. A avaliação dos docentes e a da infra-estrutura das instituições também influenciam no resultado global do nível de cada curso.

Das três universidades estaduais paulistas, a UNESP foi a única a participar do Enade. USP e Unicamp, decidiram não aderir à avaliação do MEC. Para Sheila, a atitude da UNESP foi acertada. “Os dados do Enade poderão ser utilizados para complementar a avaliação institucional realizada internamente por exigência do Conselho Estadual de Educação”, afirma.

Relação dos cursos avaliados, ordenados por campi

  Da Unesp