Unesp: Universidade recebe prêmios Guia do Estudante

Cursos vencedores foram Agronomia/Botucatu e Direito/Franca

ter, 03/10/2006 - 19h20 | Do Portal do Governo

Os cursos de Agronomia, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), de Botucatu, e de Direito, da Faculdade de História, Direito e Serviço Social (FHDSS), de Franca, receberam o Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real 2006, na categoria “Empregabilidade e Inserção no Mercado”, respectivamente, nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas e de Direito.

A premiação ocorreu nesta segunda-feira (2/10), no Teatro Abril, em São Paulo. Considerada a maior premiação do ensino superior no Brasil, o Prêmio Melhores Universidades é realizado a partir de rigorosa e completa avaliação de cursos de instituições de todo o País.

Neste ano foram avaliados mais de sete mil cursos em 110 carreiras diferentes. Cerca de 1.400 consultores participaram do processo de avaliação, cujo resultado é publicado na edição 2006 do Guia do Estudante Melhores Universidades.

O trabalho do Guia do Estudante serviu como base para a seleção dos finalistas para, que teve como mestre de cerimônia a atriz Cláudia Raia. Foram apresentados os finalistas e os vencedores das seguintes categorias: “As melhores universidades do Brasil”, “Destaque regional”, “Empregabilidade e inserção no mercado” e “Inovação e Sustentabilidade”. Isabel de Carvalho, coordenadora do curso de Agronomia da FCA, lembrou que atividades como a incubadora de empresas são essenciais para os alunos. “Eles aprendem a desenvolver a autonomia e uma forte visão empresarial”, disse.

Coordenador do curso de Direito da FHDSS, Marcos Simão ressaltou diversas atividades da instituição, como o centro Jurídico e Social, a Ejur (Empresa Júnior de Assessoria Jurídica) e o convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo. “Fornecemos aos alunos uma visão teórica e, ao mesmo tempo, prática”, afirmou.

Além dos dois prêmios, a UNESP foi finalista nas categorias Melhor Universidade do Brasil – Pública; e Destaque Regional Sudeste. O reitor Marcos Macari lembrou que essas indicações são o resultado de um esforço conjunto de professores, pessoal técnico-administrativo e estudantes. “Tudo isso atua de forma decisiva no processo de desenvolvimento da instituição”, disse.

Os cursos de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), de Botucatu, e da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), de Jaboticabal, também chegaram à final da categoria Empregabilidade e Inserção no Mercado – Área: Ciências Agrárias e Biológicas, concorrendo com o vencedor, o de Agronomia da FCA. “O grande número de congressos e eventos aproximam os empregadores dos alunos”, destacou José Roberto Sartori, coordenador do curso de Zootecnia da FMVZ. “Nossas aulas são metade em sala e metade no campo”, acrescenta Américo Garcia da Silva Sobrinho, coordenador desse mesmo curso, só que na FCAV, em Jaboticabal.

Ainda na categoria Empregabilidade e Inserção no Mercado, nas áreas de Medicina e de Ciências da Saúde, os cursos de Medicina, da Faculdade de Medicina (FM), de Botucatu, e de Educação Física, do Instituto de Biociências (IB), de Rio Claro, também foram finalistas, perdendo o prêmio respectivamente, para a Medicina, da UFMG e a Enfermagem da USP.

“Incentivamos a prática, mas ela anda sempre junto com a teoria. Não dá para pensar de outra maneira”, afirma Joelcio Francisco Abbade, coordenador do curso de Medicina da FM. “Todos nosso professores são doutores. Assim, a pesquisa é incentivada constantemente. Por isso, nossos alunos têm desempenho tão exemplar em concursos públicos”, conta a coordenadora do curso de Educação Física do IB, Suraya Cristina Darido.

  Oscar D’Ambrosio

Da Unesp