Unesp: Universidade realiza I Encontro Paulista sobre Clonagem Animal

Será de 31 de março a 1º de abril

ter, 28/03/2006 - 10h32 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (Universidade Estadual Paulista), campus de Assis, realiza no período de 31 de março a 1º de abril, em Assis, o I Encontro Paulista sobre Clonagem Animal, que contará com as presenças de importantes pesquisadores da área, do ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende e do reitor da UNESP Marcos Macari. As inscrições para o encontro estão abertas até o dia 31 de março.

O evento tem por objetivo levantar as pesquisas sobre a clonagem por transferência de núcleo, além de verificar o potencial da técnica para o melhoramento animal. Segundo a organização do evento, o encontro também vai abordar as perspectivas para o emprego de clonagem em âmbito nacional e internacional.

Para discutir o assunto foram convidados importantes cientistas de diversas instituições brasileiras, que estão envolvidos com a pesquisa. O pesquisador Joaquim Mansano Garcia, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP (campus de Jaboticabal), responsável pela pesquisa que criou, em 2002, a bezerra Penta, o primeiro animal clonado do país a partir de células de um animal adulto, falará sobre “Aplicação comercial da clonagem no melhoramento genético bovino”. A pesquisadora Fernanda Alvarenga, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP (campus de Botucatu), tratará do “Potencial e aplicabilidade da clonagem em eqüideos.”

O veterinário Luiz Sérgio Camargo, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), discutirá “Cronologia do desenvolvimento da técnica de transferência nuclear”, e Rodolfo Rumpf, coordenador do Projeto de Biotecnologia da Reprodução da Embrapa, responsável pela clonagem da bezerra Vitória, a primeira de um animal no Brasil feita a partir de células embrionárias, falará sobre “O uso de clonagem na conservação de germoplasma”.

José Antonio Visintin, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica da USP (Universidade de São Paulo), abordará o tema “Clonagem bovina utilizando células embrionárias, fetais e somáticas” e Flávio V. Meirelles, da USP de Pirassununga, discutirá as “Alterações genéticas e epigenéticas em embriões bovinos clonados”.

Serviço:

I Encontro Paulista sobre Clonagem Animal

31 de março a 1º de abril

Teatro Municipal de Assis

Rua Floriano Peixoto, 757 – Centro – Assis

Informações:

Departamento de Ciências Biológicas da UNESP de Assis

Fones: (18) 3302-5856 ou (18) 3302-5848

Fax: (18) 3302-5849

E-mail: epca@assis.unesp.br

Link: www.assis.unesp.br/epca/

 

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP – Universidade Estadual Paulista

C.C.