Unesp: Universidade oferece oficinas de ciências a partir do dia 15 de janeiro

Oficinas para alunos e professores de escolas públicas ocorrerão no campus de Botucatu

ter, 02/01/2007 - 12h42 | Do Portal do Governo

A partir do dia 15 de janeiro de 2007, o Instituto de Biociências da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Botucatu, vai ministrar oficinas sobre conteúdos de ciências para alunos e professores das escolas públicas dos Ensinos Fundamental e Médio da região.

A iniciativa integra o programa “Difundindo e popularizando a Ciência”, coordenado pelo docente César Martins, do Departamento de Morfologia do Instituto.

A primeira oficina, que será realizada no período de 15 a 20 de janeiro, terá como tema “Experimentando a Genética”. Inclui conteúdos teóricos e práticos, que contemplarão assuntos como herança genética, visualização e manipulação do material genético, entre outros.

Na oportunidade também serão abordados temas como práticas laboratoriais, discussões e idealização de modelos lúdicos, além de utilização de arte no ensino de Genética, por meio de peças teatrais, música e revistas em quadrinhos. Haverá, também, palestras sobre práticas pedagógicas e sobre temas recentes nas áreas de Genética e Biologia Molecular. A programação inclui visitas a laboratórios de pesquisa.

Atuam no programa será posto em prática por docentes, pós-graduandos e graduandos do IB. Eles pretendem expor os avanços da Ciência e da Tecnologia, visando à atualização e à adoção de novas práticas de ensino relacionadas aos temas abordados.

O programa “Difundindo e popularizando a Ciência” tem o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), da Diretoria de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Região de Botucatu), do Rotary Club de Botucatu e da Livraria Saraiva.

Serviço:

Unesp – Assessoria de Comunicação e Imprensa