Unesp: Universidade oferece curso pioneiro em Logística Internacional no Vale do Paraíba

Objetivo é capacitar recursos humanos em Logística e em Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

qua, 07/02/2007 - 19h35 | Do Portal do Governo

Iniciativa pioneira no Brasil, o curso de especialização em Logística Internacional, oferecido pela Faculdade de Engenharia (FE), campus de Guaratinguetá, está com inscrições abertas. As aulas serão na unidade da Unesp em São José dos Campos.

O objetivo é capacitar recursos humanos em Logística e em Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management). O curso prevê o aprimoramento de conhecimentos básicos e avançados, tendo em vista os procedimentos praticados no comércio internacional.

De acordo com o coordenador, Ubirajara Rocha Ferreira, do Departamento de Produção da FE, não há, até o momento, um curso análogo sendo oferecido por qualquer instituição de ensino superior que aborde o tema específico da Logística Internacional. “Esse projeto é pioneiro no ramo e, ao mesmo tempo inovador, por estar unindo em seu corpo docente, profissionais de alto conhecimento prático, bem como notórios acadêmicos e pesquisadores”, enfatiza.

O curso busca formar especialistas capazes de consolidar os princípios da Logística Internacional – redução de ciclos e estoques, aumento da produtividade, diminuição de custos logísticos, melhoria da qualidade de produtos e serviços no meio empresarial. “A Logística Internacional difere diametralmente da nacional em razão da complexidade e dos riscos das transações. O grande número de agentes intervenientes são desafios constantes a serem superados pelos administradores logísticos”, explica o docente.

Para Ferreira, a Logística Internacional situa-se na fronteira do conhecimento técnico das áreas de engenharia, economia e administração. “Isto faz com que seus profissionais sejam extremamente perspicazes: adaptáveis aos mais diversos campos de atividade, desde o setor primário até o setor terciário da economia”, afirma.

“Almejamos que esse curso venha preencher, de forma significativa, uma lacuna existente na região e no País.” Ainda de acordo com Ferreira, nas universidades brasileiras, a Gestão da Logística Internacional constitui um tema pouco abordado, com número reduzido de trabalhos publicados em anais de congressos e em revistas especializadas.

“Em outros países, no entanto, é um tema bastante pesquisado e desenvolvido”, diz. Existe tanto como uma única área temática, ou desmembrada em sub-áreas: Logística de Transportes e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”, comenta.

Estrutura – O curso caracteriza-se como uma Pós-graduação Lato Sensu, com duração de 360 horas. A grade curricular está estruturada a partir de 20 disciplinas, com oito, 16, 24 e 32 horas, além de visitas técnicas.

Ao final do curso o aluno deverá elaborar uma monografia, orientada por um professor. O trabalho será avaliado por uma banca examinadora formada por docentes do curso e convidados. Existe a possibilidade de um módulo de visita opcional a Xangai, China, com custo ainda não determinado.

Vagas – São oferecidas 40 vagas. As aulas ocorrem às terças-feiras e quintas-feiras, das 19 h às 22h30 e, eventualmente, aos sábados pela manhã. A duração total será de 18 meses, correspondendo a três semestres letivos, com início em 17 de março de 2007.

A seleção será feita pela coordenação do curso, baseada em análise do curriculum vitae e entrevistas, se necessário. O investimento é de R$ 8.640,00 em 18 parcelas de R$ 480,00 (não inclui o módulo internacional em Xangai). Inscrições abertas a partir de 28 de fevereiro.

Serviço:

Telefone: (12) 3123 2876

ferreiur@feg.unesp.br

http://www.interativamarketing.com.br/info/unesp/news.htm

Da Unesp

C.M.