Unesp: Universidade e UFSCar lançam DVD de Nanotecnologia

Documentário mostra aplicações dessa tecnologia

qua, 07/06/2006 - 20h49 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) ligado ao Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) lançaram, em abril, o DVD Nanotecnologia: o futuro.

Destinado a estudantes do Ensino Médio, o trabalho tenta desmistificar um conceito tecnológico já em aplicação nas indústrias, mas ainda de difícil compreensão. O LIEC e o CMDMC congregam profissionais do Instituto de Química da UNESP e da UFSCar.

O documentário de aproximadamente 14 minutos, explica que o prefixo nano refere-se a coisas infinitamente pequenas. Um nano, diz a fita, é um milhão de vezes menor que um milímetro. Segundo os cientistas, o estágio atual da produção com tecnologia nanométrica é possível graças à evolução dos equipamentos. O microscópio de campo induzido, por exemplo, permite ao cientista ver e manipular partículas ínfimas.

O DVD mostra, ainda, como a interação entre Instituições de Ensino Superior e indústrias tem permitido à sociedade usufruir os avanços tecnológicos conquistados nos laboratórios de Universidades públicas, como a UNESP e a UFSCar.

Atualmente o LIEC tem convênios com a indústria siderúrgica, cosmética, de materiais escolares e de escritórios. Com o auxílio da nanotecnologia a Faber Castell solucionou um problema importante para a empresa, relacionado à resistência da grafite utilizada em seus lápis e lapiseiras.

A iniciativa de produção do DVD contou com os apoios da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da UNESP, do CMDMC e do CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão).

Serviço

Nanotecnologia: o futuro http://www.liec.ufscar.br/ceramica/ensino/video_nanotecnologia.html

  Genira Chagas

Da Unesp