Unesp: Universidade desenvolve computador de baixo custo 100% nacional

Projeto começou em novembro de 2005 e resultou em protótipo com custo de US$ 250

ter, 09/01/2007 - 13h38 | Do Portal do Governo

Pesquisadores da Unesp desenvolveram o protótipo de um computador que promete revolucionar o segmento no Brasil. Sob o codinome Cowboy, a máquina foi projetada para os usuários que não precisam de todo o poder computacional disponível em um PC tradicional e procuram uma forma nova e mais confortável de interagir com um computador, pensando em mobilidade e conveniência.

Cowboy é um nome-código, criado pelos pesquisadores que queriam desenvolver o projeto em sigilo. A primeira idéia era chamá-lo de Caipira para destacar sua origem em Bauru, um cidade típica do interior paulista, onde foi realizada a pesquisa. Como o projeto foi concebido para ser exportado, pensaram que o nome seria praticamente impronunciável em inglês.

O projeto começou a ser desenvolvido em novembro de 2005. A intenção era criar um dispositivo móvel inovador, de baixo custo e com tecnologia nacional para uso nas salas de aula. “Ele é menos que um PC ou notebook e mais que um PDA (Personal Digital Assistant ou computador de bolso)”, explicou o professor Eduardo Morgado, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada, da Unesp de Bauru.

Apesar de ter potência menor que a de um PC tradicional, esse computador móvel será capaz de oferecer acesso a outros PCs ou servidores por meio de um sistema de conectividade. Ou seja, pode conversar com outros dispositivos, sem a necessidade de uma configuração adicional. Isso será possível porque adota a tecnologia conhecida como Universal Plug and Play (UPnP), uma tendência da indústria de eletrônicos e informática que permite a conexão entre dispositivos de forma mais amigável.

Desenvolvido com base no conceito de “Computação Confortável”, permite navegação mais simples, organizada e intuitiva. O protótipo dispensa o uso do mouse em função de sua nova proposta ergonômica, onde cada aplicação pode ser acessada por uma única tecla. A dissipação de calor desse produto é de apenas 1 watt, muito inferior à de um processador tradicional (que gera 50 watts de calor). Dessa forma, também dispensa o uso de ventoinhas.

O computador móvel da Unesp terá um painel LCD que desliza sobre o teclado para que seja usado como um livro eletrônico. Entre os aplicativos apresenta MP3 Player, leitor de E-Book e editor de documentos, navegador de Internet, compartilhamento de arquivos, acesso a terminal remoto e mensagens instantâneas, além de suporte para objetos educacionais. O protótipo tem processador RISC de 400 MHz, 128 MB de memória RAM, display colorido de alta resolução, 1 GB de capacidade interna, conectividade wireless e por cabo.

Preço reduzido

O custo para produção do equipamento será de US$ 250 na sua versão mais simples, podendo ser reduzido com a produção em escala. De acordo com o professor Morgado, dependendo do tipo de parceria que seja firmada com a indústria nacional, a tendência é que o preço final seja ainda menor, porque o Cowboy foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. “Nós  nos esforçamos para criar um dispositivo de baixo custo que não fosse uma versão subtecnológica das opções já existentes. Desenvolver novas tecnologias e abrir novas frentes é fundamental”, concluiu Morgado.

Todo o projeto, da placa-mãe ao gabinete, pode ser fabricado no Brasil, tanto que já existem algumas unidades da placa-mãe fabricadas. Além disso, os projetos de hardware, software e design foram desenvolvidos dentro do Centro de Inovação da Unesp, responsável pelo desenvolvimento do Cowboy, com o apoio das empresas Tecnequip e MSTech. A idealização, o conceito e a execução do novo produto foram coordenados pelo grupo de pesquisas do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada do Departamento de Computação da Unesp de Bauru.

Da Agência Imprensa Oficial