Unesp: Universidade de Presidente Prudente organiza exposição em homenagem ao Dia do Índio

Objetivo da exposição é mostrar ao visitante as origens dos povos indígenas

qui, 20/04/2006 - 10h04 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado hoje, 19 de abril, o Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia (Cemaarq), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, e o Centro de Estudos Indígenas Miguel A. Menendez (Ceimam), em Araraquara, promovem a exposição “Vida de índio”. O evento permanece aberto ao público de 17 a 23 de abril, no Shopping Center Americanas, em Presidente Prudente.

O objetivo da exposição é mostrar ao visitante as origens dos povos indígenas, a vida cotidiana e os problemas do remanescente do índio brasileiro. São cerca de 80 peças pré-históricas e contemporâneas, organizadas em dez vitrines, acompanhadas de cartazes e fotos explicativas. Todas as peças pertencem ao acervo do Cemaarq e do Ceimam.

Entre o material que resgata a vida das populações pré-colombianas, há artefatos das épocas da pedra lascada e da pedra polida, além de vasilhas de cerâmica que datam de 7.000 anos antes do presente (a.p) a 1.000 anos a.p. Eles foram encontrados na região de Presidente Prudente, pela equipe do Centro de Museologia. Segundo a coordenadora do Museu, a antropóloga e arqueóloga Ruth Künzli, “as peças arqueológicas falam do modo de vida de populações que desapareceram há muito tempo”.

As escolas interessadas devem agendar a visita monitorada pelo telefone (18) 229-5344 ou 9795-7691.

Serviço:

Shopping Center Americanas

Horário de funcionamento: das 10 h às 22 h

Rua Siqueira Campos, 1545

Presidente Prudente – SP