Unesp: Unidade de São Vicente comemora sete anos

Campus é o primeiro em nível superior público no Litoral Paulista

qua, 17/05/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

O Campus Experimental de São Vicente comemorou seu sétimo ano na última sexta-feira (12/05). A cerimônia ocorreu no anfiteatro local, e contou com as presenças do vice-prefeito do município, Paulo de Souza; das deputadas federal e estadual, respectivamente, Mariângela Duarte e Maria Lúcia Prandi, entre outras autoridades da Baixada Santista.

Na ocasião, o coordenador-executivo Marcelo Antonio Amaro Pinheiro apresentou a história da constituição do bacharelado em Ciências Biológicas, oferecido com a possibilidade de duas habilitações: Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. “A inauguração da unidade representa um marco importante para o ensino superior público do Estado por ser a primeira a oferecer um curso de graduação no litoral paulista”, destaca.

Pinheiro aproveitou para fazer um balanço da produtividade da unidade. Segundo o docente, o campus contabiliza a elevada média de nove publicações de resumos e periódicos por docente ao ano.

Dentre as atividades realizadas pela Unidade, o coordenador destacou os trabalhos de extensão, como o Estimulando o Raciocínio, que integra o Programa Ciência na UNESP. O projeto desenvolve atividades lúdicas junto às escolas públicas municipais, além de dar treinamento a professores selecionados pela Secretaria de Educação.

Durante a cerimônia, Pinheiro e o aluno Felipe Augusto Zanusso Souza, representante do centro acadêmico, anunciaram o inicio das atividades de um cursinho pré-vestibular para jovens carentes do município. Serão oferecidas 15 vagas, a partir do segundo semestre. Segundo Souza, o modelo do cursinho foi baseado no que já funciona no Campus Experimental de Itapeva.

Na oportunidade, foi inaugurado o Salão de ex-dirigentes do campus, uma homenagem aos professores que ajudaram a construir a Unidade. No Salão já estão expostas as fotos da docente Myrna Therezinha Rossi Rego, ex-diretora do então CEPEL (Centro de Educação e Pesquisa do Litoral Paulista) da UNESP, entre os anos de 1994 a 98; do professor Antônio João Cancian, de 1998 a 2002, e do professor Luiz Antônio Vane, de 2002 a 2005.

A história do Campus Experimental do Litoral Paulista está no endereço: http://www.csv.unesp.br/P_instituicao/apresentacao.php

  Daniel Patire

Da Unesp