Unesp: Unidade de Botucatu terá pós-graduação em Ciência Florestal

Faculdade mantém convênios com instituições de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa e com empresas da área florestal

qui, 10/08/2006 - 14h12 | Do Portal do Governo

A partir do primeiro semestre de 2007, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, oferecerá o curso de pós-graduação em Ciência Florestal. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação que avalia a pós-graduação no País, aprovou recentemente o novo curso.

De acordo com critérios pedagógicos e de estrutura física, o Capes analisou a pós-graduação com 4, o índice máximo que um curso recém-criado pode alcançar. Para Iraê Amaral Guerrini, idealizador do programa, e seu colega Edson Seizo Mori, ambos professores do curso de Engenharia Florestal da faculdade, a classificação obtida se deve à estrutura da FCA e ao nível dos docentes.

A faculdade mantém convênios com instituições de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa e com empresas da área florestal. “São dados importantes que pesaram na decisão da Capes”, afirma Guerrini. “Além disso, temos boas áreas nativas disponíveis para a pesquisa, em termos de ecologia e plantios florestais.” Os professores que ministrarão as aulas de pós-graduação integram grupos de pesquisa como o Centro Virtual de Pesquisas em Madeiras, o Genoma Funcional do Eucalipto e trabalhos com produção florestal sustentável.

As inscrições para o processo seletivo serão abertas em outubro. Haverá 15 vagas para mestrado e 10 para doutorado. As aulas das primeiras turmas começam em março de 2007. Todos os cursos da FCA são gratuitos.Pólo florestal – O primeiro passo para a criação da pós-graduação em Ciência Florestal ocorreu no começo deste ano. Após passar pela avaliação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o projeto foi enviado para análise da Capes.

O curso de graduação em Engenharia Florestal da FCA foi criado em 1988, e é único na Unesp. Agora, o novo curso torna-se o primeiro programa de pós-graduação da universidade ligado a essa área. De acordo com Guerrini, a região de Botucatu é um pólo florestal, o que propicia o desenvolvimento do curso: “Temos muita facilidade de fazer contatos com essas empresas, através de visitas e convênios, para ajudar na preparação dos nossos universitários”.

A expectativa dos organizadores é a de que o curso de pós-graduação traga benefícios para a graduação. “Os graduandos poderão acompanhar e participar das pesquisas dos alunos de pós-graduação, o que só colabora para melhorar sua formação”, diz o idealizador do curso.

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)