Unesp, Unicamp e PUC oferecem curso de negociações econômicas internacionais

O conteúdo é destinado a profissionais ligados à àrea de negociação e tomada de decisões e análise de conjuntura, entre outros

qui, 01/03/2007 - 12h40 | Do Portal do Governo

O programa de pós-graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP está com inscrições abertas para o curso de especialização em Negociações Econômicas Internacionais. O conteúdo é destinado a profissionais que desenvolvam atividades vinculadas à negociação e tomada de decisões, análise de conjuntura, elaboração de cenários, formulação e avaliação de projetos, gestão e planejamento estratégico e jornalismo internacional.

Entre os temas abordados estão: relações internacionais contemporâneas; a dinâmica da economia internacional a partir do pós-guerra: processos de globalização, empresas transnacionais e cadeias produtivas; análise de política externa; diplomacia econômica; multilateralismo, regionalismo e comércio internacional; economia política internacional e aspectos ambientais e cláusulas trabalhistas nas negociações multilaterais.

Com início previsto para 3 de abril, o curso tem duração de 400 horas. As aulas serão ministradas às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, no prédio da Reitoria da Unesp (Rua Quirino de Andrade, 215, capital). O diploma será fornecido pela Unesp. A iniciativa tem apoio do Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais, do Ministério das Relações Exteriores, do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais e do Centro de Estudos das Negociações Internacionais.

O curso integra o Programa Santiago Dantas, da Unesp, Unicamp e PUC-SP, e agrega professores e pesquisadores dessas e de outras instituições. Esse programa teve início em 2003, com a criação do curso de mestrado, que está atualmente na sua quinta turma. Em 2004, surgiu o curso de especialização em Negociações Econômicas. “Ele visa a atender a crescente demanda no Brasil por profissionais qualificados, num contexto global marcado pela acelerada ampliação e sofisticação da agenda de decisões”, afirma o coordenador do curso, Luís Ayerbe, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.

Da Unesp

SERVIÇO

As inscrições podem ser feitas até 23 de março, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP – Praça da Sé 108, 3º andar, capital. Documentos exigidos: curriculum vitae, cópia de diploma de curso superior, do CIC e do RG. O custo total do curso é de R$ 10.400, dividido em 13 parcelas de R$ 800. Mais informações, pelos telefones (11) 3101-0027 ou 3101-3308, com Giovana Vieira.