Unesp: Termina hoje encontro brasileiro de estruturas de madeiras em São Pedro

Trata-se de uma oportunidade para intercâmbio de informações técnicas e científicas relacionadas ao setor

qua, 02/08/2006 - 14h08 | Do Portal do Governo

O 10º Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeiras (Ebramem) que começou no dia 30 termina hoje, no Hotel Fazenda Colina Verde, em São Pedro, interior de São Paulo. Com cadastro de participação feito pela Internet, trata-se de uma oportunidade para intercâmbio de informações técnicas e científicas relacionadas ao setor. O evento é promovido Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira e pelo Centro Virtual de Pesquisas em Madeiras (Cevemad) da Unesp, que busca desenvolver pesquisas interdisciplinares, gera e difunde conhecimentos técnicos e científicos na área e produtos à base de madeiras.

O Ebramem se tornou a principal referência para pesquisadores do País que se dedicam ao estudo das características e aplicações no setor. “O objetivo é propiciar aos pesquisadores, professores, empresários e profissionais do setor madeireiro a oportunidade de trocar conhecimentos e conhecer inovações tecnológicas”, afirma Marcos Tadeu Tibúrcio Gonçalves, coordenador do câmpus da Unesp de Itapeva, que oferece o curso de Engenharia Industrial Madeireira.

Parcerias 

Com apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), Fundação para o Vestibular da Unesp (Fundação Vunesp) e Revista da Madeira, o evento tem como principais destaques as palestras de Kazuhiko Fukushima, da Universidade de Nagoya, Japão; Roland Hernandez, dos EUA, e Ernesto Guglielmo Pagnozzi, da Itália. Eles tratam, respectivamente, de arquitetura com madeira no Japão, normas para madeira de uso estrutural nos EUA e secagem de madeira pelo processo a vácuo.

Evento sobre tecnologia e qualidade

Ontem, ocorreu o 1º Seminário de Tecnologia e Qualidade da Madeira, no mesmo hotel, das 9h30 às 17 horas. O 10º Ebramem foi promovido pela Revista da Madeira e Organização Porthus Eventos, com sede em Curitiba (PR). Tem apoio do Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas da Madeira (Ibramem), do Centro Virtual de Pesquisas em Madeiras e da Unesp, câmpus Itapeva.

Durante o 1º Seminário, os principais temas foram situação atual e perspectivas de produtos de madeira, madeira tratada (tecnologia a serviço da modernidade), alternativas no mercado externo para madeira e seus derivados, técnicas de desdobro e processamento da madeira, sistemas de transporte e manejo florestal e tecnologia em colas e adesivos para madeira. Mais informações pelo telefone (15) 3524-9108, juliana@itapeva.unesp.br e site www.cevemad.fca.unesp.br/ebramem.

Da Agência Imprensa Oficial