Unesp terá mais três cursos de doutorado no interior do Estado

Solicitação da universidade foi aprovada neste mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

sex, 14/09/2018 - 8h36 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) teve aprovada neste mês a solicitação, ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a implantação de mais três cursos de doutorado. Com isso, eles se somarão os 124 já existentes na instituição.

Vale destacar que os doutorados serão oferecidos pelos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Biociências, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), no campus de Assis, em Física, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), em Rio Claro, e em Fonoaudiologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), no campus de Marília.

“De imediato, a medida terá um impacto regional, com a abertura de vagas e a formação de novos recursos humanos nessas três áreas de conhecimento”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação (PROPG), João Lima Sant’Anna Neto, em entrevista ao Portal Unesp. “A modalidade de doutorado trará mais qualidade e melhores condições para que esses programas sejam avaliados, aumentando a excelência da pós-graduação da Unesp”, acrescenta.

Cursos

O PPG em Biociências, em Assis, começou as atividades em 2012 com o curso de mestrado para atender uma forte demanda regional de profissionais da área. Atualmente, o curso também tem estudantes dos Estados do Paraná, Mato Grosso e Bahia.

No início deste ano, o programa tornou-se interunidades, integrando docentes do campus de Bauru. Para a coordenadora da PPG em Biociências, professora Rosana Marta Kolb, a admissão do doutorado pela Capes é resultado da união de esforços de todos os envolvidos na iniciativa.

“Sem dúvida, essa aprovação ocorreu às custas do esforço conjunto dos docentes, alunos, funcionários e apoiadores do programa. É uma conquista muito relevante, pois outros cursos de doutorado em instituições públicas na área biológica distam cerca de 300 quilômetros do município de Assis”, salienta a docente.

Já o coordenador do PPG em Física, do IGCE, em Rio Claro, professor Ricardo Egydio de Carvalho, avalia que a conquista é fruto de um árduo trabalho que começou com outros coordenadores, além do apoio dos funcionários técnico-administrativos da unidade e dos alunos da Unesp.

“Inegavelmente, é uma conquista enorme. Ao nosso lado, temos dois enormes programas de Física, na USP e Unicamp. Agradecemos pelo empenho de todos que colaboraram para esse sucesso”, enfatiza o coordenador.

Ampliação

A coordenadora do PPG em Fonoaudiologia, em Marília, Célia Maria Giacheti, ressalta que apenas com esforço coletivo e trabalho conjunto foi possível alcançar a vitória junto à Capes. “A conquista representa a possibilidade de ampliação real das investigações na área da comunicação humana e seus transtornos, assim como o fortalecimento de recursos humanos para a docência e a pesquisa”, avalia.