Unesp terá curso sobre rochas de reservatórios de petróleo e gás

Curso, em parceria com a Petrobras, será ministrado no câmpus Rio Claro entre abril e maio

sex, 15/04/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Câmpus de Rio Claro, oferece um novo curso em parceria com a Petrobras, intitulado Reservatórios Carbonáticos, Estratigrafia, Diagênese e Modelagem. As aulas vão tratar do tipo de formação rochosa dos reservatórios de petróleo e gás, suas camadas e as modificações físicas e biológicas decorridas de sua decomposição ao longo dos anos.

Serão 120 horas de aula, de 18 de abril a 10 maio, no prédio da UNESPetro, órgão criado na Universidade para a realização de pesquisas em geociências com ênfase no pré-sal.

A exemplo de outros treinamentos, esse também será realizado no âmbito do PRH (Programa para a Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás), mantido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). A iniciativa promove o ensino de excelência para o setor energético e concede bolsas para alunos de graduação e pós-graduação.

Na Unesp, o programa existe desde 1999 e é denominado PRH-05 por ter sido o quinto a ser criado no país. “Nosso projeto é sustentado pela vocação da própria unidade, que já realizava pesquisas sobre geologia do petróleo e questões ambientais”, diz Dimas Dias Brito, coordenador do PRH-05, e professor IGCE.

Preparo de especialistas

Para Brito, esse tipo de parceria permite à Universidade contribuir para o desenvolvimento do país, qualificando a mão-de-obra especializada para o setor. Além disso, propicia à instituição a chance de aprimorar seus estudos na área.

Com 18 vagas, o curso que será aplicado este mês é exclusivo para profissionais que já trabalham na Petrobras. É necessário, ainda, ter feito o curso Sedimentação e Estratigrafia de Depósitos Carbonáticos. As inscrições devem ser feitas nos dias 14, 15 e 18 de abril, na secretaria do PRH-05.

Da Unesp