Unesp tem 3 das 5 melhores medicinas veterinárias do país

Câmpus de Botucatu está no topo do ranking do Enade

dom, 18/12/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os cursos de Medicina Veterinária da Unesp nos câmpus de Botucatu, Araçatuba e Jaboticabal ocupam, respectivamente, os 1º, 2º e 5º lugares no Índice Geral de Cursos (IGC) do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O ranking, divulgado no último mês pelo Ministério da Educação, coloca a Universidade ainda nas três primeiras posições do Estado de São Paulo.

A avaliação do Enade sobre 161 cursos de Medicina Veterinária do Brasil foi baseada na análise das condições de ensino, em especial naquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no exame. A Unesp como um todo alcançou 3,90, o melhor desempenho do país entre as instituições públicas e privadas que já tiveram mais de 100 cursos avaliados ao longo da história do Enade. Esse valor leva em conta todas as notas obtidas pelas Universidades desde que o Enade começou a ser aplicado, em 2004.

Nesta edição, foram avaliadas graduações das áreas de Ciências da Saúde e Agrárias. Com o resultado, a Unesp está posicionada na faixa 4 da avaliação, em uma escala que vai de 1 a 5. 2.176 instituições de ensino superior foram avaliadas, das quais 683 – mais de 30% – apresentaram índices 1 e 2, considerados insatisfatórios.

“Parabenizamos toda a nossa comunidade pelo empenho, dedicação e competência, ratificando mais uma vez a excelência da nossa unidade”, disse o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Câmpus de Botucatu, Luiz Carlos Vulcano. O diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, Câmpus de Araçatuba, Francisco Leydson Feitosa, também enalteceu o resultado: “É preciso enfatizar os esforços contínuos de professores, alunos e funcionários ao longo dos anos.”

O diferencial

A Unesp oferece graduação em Medicina Veterinária em três câmpus: Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal. Em todos eles, há uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental. São estudadas e aplicadas novas técnicas de gerenciamento de resíduos e de fezes e de reaproveitamento da água usada na produção animal.

Há disciplinas básicas, como Anatomia, Morfologia e Fisiologia, e outras de conteúdo profissionalizante, como Clínica, Cirurgia, Reprodução e Saúde Animal, além de matérias da área de Humanidades. Para as aulas práticas, os estudantes contam com fazendas experimentais e laboratórios de diferentes áreas.

As unidades estimulam a participação dos alunos em pesquisas científicas, em parceria com pesquisadores da pós-graduação. Assim, os estudantes podem aprimorar seus conhecimentos em áreas avançadas, como a de Genética, que tem gerado repercussão nacional e internacional para especialistas da Universidade.

As três faculdades mantêm hospitais veterinários, onde os alunos, sob a supervisão dos professores, prestam atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos pequenos (cães e gatos) e grandes (ovinos, bovinos, equinos, suínos e caprinos), além de animais silvestres. Os cursos também exigem estágio curricular para sua conclusão. A Universidade oferece, ainda, programas de residência e de pós-graduação em várias áreas.

“Com o crescimento do número de graduados no setor, a formação em uma instituição de reconhecida competência é um diferencial para ingressar em melhores condições no mercado de trabalho”, afirma pró-reitora de Graduação da Unesp, Sheila Zambello de Pinho.

Quantidade de vagas, duração e período dos cursos de Medicina Veterinária oferecidos pela instituição, além de dados sobre perspectivas de carreira na área, estão disponíveis no Guia de Profissões da Unesp neste link.

Da Unesp