Unesp: Teatro melhora a vida de grupos da terceira idade

Benefício foi observado em grupo de idosas de Marilia

qui, 02/02/2006 - 16h37 | Do Portal do Governo

Na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), campus de Marília, um grupo de alunas da Universidade da Terceira Idade (UNATI) tem demonstrado que a atividade artística é um importante meio de integração social, fundamental para melhorar a qualidade de vida na terceira idade.

Nos últimos cinco anos, as vinte alunas do curso de Teatro, uma das atividades oferecidas pela UNATI, escreveram, montaram e apresentaram cinco peças: Fragmentos da vida (1999), Os italianos (2000), O cravo e a rosa (2001), Momentos do dia-a-dia (2002) e Ditos, desditos e não ditos (2003) foram encenadas em diversos locais do município de Marília e de cidades próximas como Garça, Lins, Pompéia e Echaporã.

A pedagoga Ana Paula Cordeiro, docente da Disciplina de Didática da FFC e coordenadora das atividades, explica que o estímulo à criatividade contribui para ativar a memória, ampliar o envolvimento com o trabalho, perder a timidez e melhorar o estado de ânimo.

Ana Paula percebeu a importância dos processos de criação artística para a pessoa idosa durante sua pesquisa de doutorado defendido em 2003, ocasião em que utilizou o trabalho realizado nas oficinas. “Embora as oficinas não tenham sido oferecidas para fins terapêuticos, foi possível notar a melhora destas pessoas em relação à atenção”, diz a docente.

Os enredos das peças são baseados nas histórias de vida das próprias alunas. “Momentos do dia-a-dia”, por exemplo, é uma peça que trata da questão do preconceito contra a pessoa idosa em diversas situações, seja em casa, no ônibus, no trabalho, no comércio e no lazer”, observa Ana Paula.

A docente lembra que por meio dos jogos teatrais durante as oficinas foi possível também resgatar acontecimentos ligados à história de Marília e região. Na peça “Os italianos” o grupo pesquisou a história de famílias italianas que chegaram na década de 1930. “O importante foi demonstrar a capacidade criativa da pessoa idosa através da arte teatral, privilegiando suas memórias e histórias de vida”.

O grupo retoma suas atividades em março deste ano com o tema do novo trabalho já definido. O espetáculo Falando de amor vai misturar sarau de poesias, teatro de revista e depoimentos das participantes do grupo. As oficinas acontecem todas as sextas feiras, das 14:00 às 16:00 no Anfiteatro II do Campus II da FFC, em Marília. A UNATI é um projeto de Extensão da Universidade, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex).

Julio Zanella – Do Portal Unesp