Unesp: Suco de laranja faz bem ao coração revela pesquisa

Pesquisadores analisam consumo de suco com atividades físicas

sex, 28/07/2006 - 14h51 | Do Portal do Governo

Pesquisas do Grupo de Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), campus de Araraquara, comprovam que o suco de laranja ajuda a reduzir alguns fatores de risco de doenças cardiovasculares, como obesidade, hipertensão e colesterol.

Segundo Thais Borges César, docente da FCF, a ingestão de meio litro de suco de laranja por dia pode aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), ou seja, aquele que não causa danos à saúde, e diminuir os de colesterol ruim (LDL) e de triglicérides – moléculas de gordura – no sangue.

Thais é a coordenadora do grupo que estuda as propriedades medicinais e nutricionais da laranja, realizando investigações pioneiras no País sobre os benefícios dos flavonóides, compostos químicos encontrados em várias frutas. Um estudo feito pela equipe em 2004 avaliou os resultados do consumo diário de 500 ml de suco de laranja num grupo de 18 homens e 23 mulheres, com idades de 30 a 60 anos.

Depois de três meses, foi constatado um aumento de 17% no nível do colesterol bom entre os homens e de 6% entre as mulheres. Thais explica que houve maior aumento do HDL entre os homens por eles normalmente terem níveis mais baixos desse colesterol, que protege contra doenças ateroscleróticas, isto é, ligadas ao entupimento de artérias cardíacas. “As mulheres apresentam índices mais elevados do HDL devido à ação do hormônio feminino”, explica a especialista.

Ação do ácido fólico – A equipe também promoveu uma pesquisa, ao longo de 21 dias, sobre os efeitos do suco entre 112 homens, com idade média de 39 anos e diferentes taxas de colesterol total, triglicérides, LDL e HDL. “Nos que apresentavam taxas de colesterol e triglicérides normais, o suco de laranja reduziu em 29% os níveis de colesterol total e em 32% os de LDL”, destaca Thais.

O grupo que apresentou colesterol acima do limite normal – que gira em torno de 240 microgramas (mg) por mililitro (ml) de sangue – mostrou redução de 13% na homocisteína, que, em taxas elevadas, aumenta o risco de infarto do miocárdio e morte súbita. Para Thais, o resultado sugere que, para reduzir a homocisteína, é necessário ingerir alimentos ricos em ácido fólico. “Um copo grande (250 ml) de suco de laranja contém 30% das necessidades diárias de ácido fólico”, acentua.

Outro trabalho investigou o impacto da ingestão de suco de laranja na pressão arterial. Durante um ano, 101 homens e 32 mulheres, com idade média de 39 anos e diferentes perfis de consumo desse produto, foram acompanhados. Os que beberam em maior quantidade, de 250 ml a 500 ml, apresentaram os melhores resultados, como pressão arterial normalizada e diminuição nos níveis de colesterol.

Suco e exercícios – A equipe também analisa a associação do consumo de suco com atividades físicas. Um dos trabalhos envolveu trinta mulheres sedentárias que, durante três meses, passaram a ingerir diariamente 500 ml de suco de laranja e a realizar exercícios aeróbios por 50 minutos, três vezes por semana. “Comparadas ao grupo controle, com mulheres que faziam exercícios físicos mas não ingeriam o suco, elas reduziram em 30%, em média, a gordura corporal”, confirma Nancy Bonifácio, autora do estudo e doutoranda em Ciências Nutricionais na FCF.

A pesquisadora destaca, ainda, a ação da vitamina C e dos flavonóides na diminuição da concentração do ácido lático, substância liberada durante a prática dos exercícios e que leva à fadiga. “O suco de laranja fornece carboidratos que se transformam em energia ou são armazenados como glicogênio, uma modalidade de açúcar que é consumida na atividade física”, acrescenta Nancy. O estudo também constatou o aumento de 18% na taxa de HDL e redução de 15% na de LDL. As pesquisas têm financiamento da Associação Laranja Brasil, que reúne empresários da agroindústria ligada à exploração dessa fruta.
Da Unesp
(CM)