Unesp Sorocaba inaugura Mestrado em Engenharia

Inscrições vão até 24 de novembro, somente pela internet

qua, 29/10/2008 - 19h27 | Do Portal do Governo

Em parceria com a Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Guaratinguetá, e a FE de Bauru, o Câmpus de Sorocaba passa a oferecer Mestrado stricto sensu em Engenharia Civil e Ambiental, nas áreas de Geotecnia e Saneamento. As inscrições para a seleção da turma de 2009 podem ser efetuadas até 24 de novembro, unicamente pela internet, ao custo de R$ 39,00.

Segundo a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge, o curso procura destacar os pontos fortes das três Unidades envolvidas. “Pelo fato de a Unesp ser uma Universidade multicâmpus, buscamos unir nossas competências para formar um curso bem conceituado”, assinala. “A área de Engenharia tem sido uma das prioridades da Pró-Reitoria e atende ao estipulado pela Capes por meio do Plano Nacional de Pós-Graduação”.

O coordenador-executivo, Galdenoro Botura Júnior, comemora o fato de o Câmpus inaugurar mais esse curso. “Considerando que a cidade vai ganhar, em breve, um parque tecnológico, certamente vai precisar de mão-de-obra qualificada. Quem estiver à procura dessa qualificação, já sabe onde encontrá-la”.

Em Sorocaba, o novo curso vai atender a uma demanda crescente, reforçada, há poucos meses, quando o Câmpus entregou ao mercado de trabalho sua primeira turma de formados em Engenharia Ambiental. Segundo alguns professores, mesmo antes de se graduarem, os alunos já manifestavam interesse numa pós-graduação nessa área.

Para Luiz Augusto Manfré, estudante do último semestre de Engenharia Ambiental, o mestrado trará importante contribuição para o desenvolvimento tecnológico e científico da região. “O curso estimula as pesquisas que darão subsídio para ações em políticas públicas, por exemplo”, diz.

Seleção – São oferecidas 20 vagas, 10 para cada área de concentração. O exame consiste em uma prova de Conhecimentos Específicos, de acordo com a área de concentração; de Língua Inglesa, além de análise de currículo e entrevista técnica. O resultado será divulgado em 15 de dezembro e as matrículas dos aprovados serão realizadas entre 20 e 27 de janeiro de 2009. O início das aulas está previsto para o final de fevereiro.

O curso tem duração de 2 anos, durante os quais serão oferecidas as disciplinas Geotecnia Ambiental, Análise Geoespacial do Meio Físico, Modelagem de Bacias Hidrográficas, Manejo de Resíduos Sólidos e Poluição e Radioatividade. Ao fim, cada aluno apresentará uma dissertação, baseada na pesquisa que irá desenvolver. Mais informações

Eduardo Bernardo de Oliveira, da Unesp

(M.C.)