Unesp: Sistema alerta sobre ocorrência de chuva forte

Serviço cobre 70% do Estado e exige cadastro prévio

qui, 04/01/2007 - 22h03 | Do Portal do Governo

O estudo “Alerta de tempestades via WAP”, elaborado pelos analistas Carlos Alberto de Agostinho Antonio e Simone Cincotto Souto, do Instituto de Pesquisa Meteorológicas (IPMet), Unidade Complementar da Reitoria, no campus de Bauru, foi um dos projetos indicados ao Prêmio Mário Covas 2006, na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Mediante um cadastro prévio, o sistema de alerta por WAP (Wireless Application Protocol) é acionado sempre que uma tempestade forte for detectada na área delimitada pelo usuário. Esses alertas são enviados em forma de mensagem de texto para o número de celular inscrito no IPMet. A informação permite a tomada de medidas importantes para a prevenção de riscos que podem ocorrer com chuvas intensas.

As informações são referentes a uma ou mais áreas delimitadas por num raio de 60 km, a partir de um ponto pré-definido, dentro da área de cobertura quantitativa dos radares de tempo do IPMet, instalados nas cidades de Bauru e Presidente Prudente. O raio de cobertura de ambos é de 240 km, distância que abrange mais de 70% do território paulista.

A função de alerta “warning” será gerada automaticamente pelo sistema operacional dos radares após uma seqüência de varreduras na atmosfera. A cada varredura é enviada uma mensagem via WAP, informando a localização das áreas com possibilidade de tempestade.

“É importante esclarecer que não se trata de um boletim de previsão de tempo e sim de uma informação específica da presença de uma ou mais áreas de tempestades potencialmente severas em uma região determinada pelo usuário”, informa Antonio.

O usuário que desejar receber as informações em seu celular deve cadastrar-se no site do IPMet. O instituto não cobra pelo serviço. O interessado apenas arcará com os custos praticados pelas operadoras de telefonia celular do Estado.

Sobre o prêmio – Lançado em 2004, o Prêmio Mario Covas distingue, anualmente, as melhores práticas de gestão pública em nível estadual. Fruto de uma iniciativa conjunta da Casa Civil do Estado de São Paulo e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), seu objetivo é apoiar a modernização da administração pública estadual.

Da Unesp

C.M.