Unesp: Simpósio de Engenharia recebe trabalhos

Artigos podem ser enviados até dia 5 de agosto

qua, 19/07/2006 - 16h33 | Do Portal do Governo

O XIII SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção), realizado pela Faculdade de Engenharia (FE) da UNESP, campus de Bauru, recebe inscrições de artigos até o dia 5 de agosto. O tema do simpósio é “Empreendedorismo e Sustentabilidade nos Sistemas Produtivos” e será realizado de 6 a 8 de novembro.

O Simpósio acontece anualmente e tem como objetivo receber trabalhos de professores, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de todo o Brasil. Os artigos, que podem ser enviados em português ou em inglês, serão avaliados e a divulgação dos aprovados acontece em outubro.

Os trabalhos podem ser inscritos em uma das onze áreas temáticas disponíveis. Dentre elas, “Estratégia e Organização” e “Qualidade” são as mais pesquisadas e por isso recebem mais artigos. Desde a edição de 2005, os melhores artigos do evento são publicados na revista científica GEPROS – Gestão da Produção, Operações e Sistemas.

“Isso gera uma expectativa nos autores de fazer uma produção científica melhor, de termos artigos com maior qualidade”, explica Cyntia Watanabe Rosa, coordenadora de secretaria do SIMPEP.

Segundo Cyntia, espera-se receber cerca de mil e quinhentos artigos e os aprovados serão apresentados nas sessões temáticas do evento. Além desses trabalhos, haverá mais 4 palestras com professores da área da Engenharia de Produção e 3 cases com empresas da região de Bauru, falando sobre o uso da Engenharia de Produção no setor privado.

Outro destaque do evento é a palestra de abertura, que contará com a presença de Luiz Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para a coordenadora de secretaria, a importância do evento é a integração entre os profissionais, pesquisadores e alunos.

“Os alunos vêem a aplicação da Engenharia de Produção nos setores privado e público e conhecem todas as áreas em que eles podem atuar e pesquisar. Já os pesquisadores conseguem trazer novos métodos da aplicação da Engenharia de Produção”, conta Cyntia.

O coordenador do XIII SIMPEP, professor Jair Wagner de Souza Manfrinato, afirma que “nos últimos anos, a participação de alunos de graduação, de pós-graduação, pesquisadores e profissionais tem aumentado significativamente, o que vem comprovar que o evento contribui, e muito, para o meio acadêmico, científico e profissional.

No ano passado, 1140 artigos foram submetidos, tornando o simpósio o segundo evento, nacional, na área de Engenharia de Produção. Para o XIII Simpósio, com a participação da USP de São Carlos, da Unifei e do Colégio Etapa de São Paulo, aguardamos uma participação ainda maior, e com a interação e integração dos participantes poderemos contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias na Engenharia de Produção”.

As inscrições para profissionais e pesquisadores custam R$ 170,00 (cento e setenta reais) e para alunos de graduação R$ 30,00 (trinta reais). Mais informações podem ser obtidas pelo site do SIMPEP, www.simpep.feb.unesp.br

Lilian Ueda Ferreira

Bolsista Universia/UNESP

Faculdade de Engenharia/Bauru