Unesp: Rondonistas retornam da Operação Amazônia Ocidental

Rondonistas da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp passaram 15 dias no município de Buriti do Tocantins

qui, 08/02/2007 - 20h12 | Do Portal do Governo

No último domingo (04), os oito rondonistas do campus de Araraquara retornaram do município de Buriti do Tocantins (TO), para onde embarcaram em 19 de janeiro. A equipe, integrante da Operação Amazônia Ocidental 2007 do Projeto Rondon, atuou junto à comunidade e ao poder público da localidade por 15 dias. O Projeto integra o Programa de Extensão Institucionalizado da Unesp, implantado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

Os rondonistas da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) focaram suas ações nas áreas de geração de renda e desenvolvimento sustentável, educação e educação ambiental, gestão e saúde públicas. Os temas foram expostos e trabalhados por meio de palestras e oficinas com funcionários da administração pública local, entidades sociais e professores das escolas municipais.

Para definir as atividades que seriam desenvolvidas, nos dois primeiros dias a equipe fez um levantamento das necessidades da população, junto à prefeitura e às secretarias. Segundo o coordenador Sérgio Azevedo Fonseca, docente da FCL, a falta de emprego foi um dos principais problemas focalizados.

Com este diagnóstico, o grupo privilegiou as atividades econômicas de maior afinidade cultural da população, como a quebra e o processamento do coco de babaçu, o beneficiamento do leite e a pequena agricultura familiar, especialmente aquela realizada nos assentamentos.

Visando a ampliação de rendimentos, a equipe buscou estimular a criação de cooperativas para a comercialização dos produtos agrícolas, além do fortalecimento das associações existentes, como a AMB (Associação das Mulheres de Buriti).

A estudante Carolina Aparecida Gonçalves destacou o trabalho feito com os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Ela conta que a gerência do Centro encontrava dificuldades em elaborar planos para serem apresentados ao Ministério da Assistência Social. “Fizemos, então, oficinas com os gestores do CRAS, sobre como devem ser feitos os projetos. Depois elaboramos conjuntamente um plano de Assistência Social para a cidade”, disse.

Outros projetos foram elaborados pelos rondonistas, a serem implementados futuramente. Com os livros didáticos doados pelos alunos da Unesp, foi também iniciada a construção de uma biblioteca municipal. “Creio que o principal desafio do Projeto Rondon é ter uma flexibilidade nas propostas para enfrentarmos obstáculos diferentes daqueles imaginados anteriormente”, observou o estudante Leonardo Pereira La Selva. Em Buriti, eles trabalharam em parceria com um grupo da Faculdade Evangélica do Paraná.

Do Portal da Unesp

(R.A.)