Unesp reúne especialistas que desenvolvem conceitos e métodos de física aplicados a finanças

Encontro de econofísica com profissionais de renome internacional recebe inscrições até esta quinta-feira

qua, 10/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Física Teórica da Unesp, câmpus da Barra Funda, promoverá, nos dias 25 e 25 de março, em São Paulo, o 2º Encontro Nacional de Econofísica (Econofís´10). O evento reunirá físicos, economistas e profissionais do mercado financeiro do Brasil e do exterior para troca de experiências e conhecimentos que ajudem a desenvolver as pesquisas em econofísica no País. Os interessados em participar do evento podem se inscrever até esta quinta-feira, 11. 

O professor Rosario Mantegna, da Universidade de Palermo, na Itália, Alan Kirman, físico da Universidade de Marseille, na França, e Sílvio Manuel Duarte Queirós, da Universidade do Porto, em Portugal, são alguns dos especialistas no tema que já confirmaram presença. Lisa Borland, da empresa de investimento americana Evnine & Associates Inc, também está entre os palestrantes estrangeiros.

“Bancos, fundos de investimentos, bolsas de mercados e futuros e empresas do setor de finanças têm empregado um grande número de profissionais com conhecimento de econofísica”, afirma o professor do IFT e um dos coordenadores do encontro, Rogério Rosenfeld.

Os conceitos da econofísica são aplicados às finanças e não à economia, como explica o pesquisador. Esta é uma ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. E o termo “finanças” é um conceito dos anos de 1950, que se refere à ciência da gestão de recursos e do funcionamento dos sistemas financeiros.

Um dos principais métodos da física que se aplicam ao setor de finanças é a Simulação de Monte Carlo, uma forma de obter aproximações numéricas de funções complexas, muito utilizada na computação, na biologia e na matemática. Outro método são as Equações Diferenciais Parciais, que descrevem fenômenos físicos cujo comportamento depende da posição e do tempo.

O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Física e conta com recursos da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também participam da coordenação a Pontifícia Universidade Católica do Rio (Puc-Rio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os interessados podem se acessar este link para fazer sua inscrição.  

Curso de graduação 

Física Financeira pode ser uma das áreas de formação de um novo curso de graduação proposto pelo IFT. O bacharelado em Ciências Exatas, além de Física Financeira, ofereceria habilitação em Física Ambiental, Física Fundamental e Meteorologia. A proposta foi aprovada no Câmara Central de Graduação, no dia 4 de março, e, agora, precisa passar pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e pelo Conselho Universitário.

Da Unesp