Unesp recebe visita de comitiva de universidade norte-americana

Estudantes de pós-graduação e professora conferiram instalações da Universidade Estadual Paulista voltadas à pesquisa

qua, 29/08/2018 - 8h32 | Do Portal do Governo

Integrantes de uma delegação da University of Illinois, nos Estados Unidos, visitaram a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Botucatu, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Fizeram parte da comitiva a professora Maria Regina Cattai de Godoy, do College of Agricultural, Consumer and Environmental Sciences (ACES) e três orientados de pós-graduação. A ação teve o objetivo de apresentar linhas de pesquisa em nutrição de animais de companhia do ACES e da FMVZ, encontros com alunos de graduação, pós-graduação e docentes para divulgação e discussão de oportunidades de intercâmbios e pesquisas em conjunto.

A programação incluiu a ida às instalações das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Zootecnista formada pela FMVZ em 2003, a docente foi recebida pelo professor José Roberto Sartori, do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal e coordenador do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da unidade.

“A professora Maria Regina veio com intuito de iniciar a constituição de uma parceria para intercâmbio de alunos entre nossas instituições, o que vem ao encontro dos esforços de internacionalização da Unesp. Durante essa visita, pudemos conversar bastante e mostrar vários setores da faculdade, incluindo fazendas, Hospital Veterinário e Fábrica de Ração, que é uma estrutura que eles ainda não têm lá, e pode ser um foco para futuras colaborações”, explica.

“Acho que a possibilidade de colaboração existe. As duas universidades precisam conversar para acertar a forma mais benéfica para essa relação ser estabelecida”, avalia a professora Maria Regina Cattai de Godoy. “Temos algumas ideias com relação a colaborações na pós-graduação. Mas o mais interessante é que tem várias áreas que são complementares, além do que será um prazer poder trabalhar com as pessoas com quem você aprendeu. Várias pessoas que reencontrei aqui foram meus docentes”, relata.

Impressões

Vale destacar que a professora comentou sobre a impressão que os alunos norte-americanos tiveram em relação à visita. “Foi uma experiência ótima retornar à minha ‘universidade-mãe’, trazer estudantes que não conhecem a realidade da pesquisa feita no Brasil e mostrar que aqui tem uma boa infraestrutura e capacitação para as análises de boa qualidade. Eles ficaram maravilhados por conhecerem diversos setores de produção que não temos nos Estados Unidos, como a ranicultura e aquicultura”, ressalta Maria Regina Cattai de Godoy.

Além disso, ela revelou a satisfação de poder colaborar com a FMVZ no futuro. “Meu sonho sempre foi ser professora aqui na Unesp. Essa possibilidade de retornar para minha universidade de origem e poder contribuir de alguma maneira para a educação em meu país me deixam muito feliz”, completa.