Unesp recebe terreno para instalação do Núcleo de Estudos Avançados do Mar

Com 5 mil metros quadrados, espaço reunirá 117 especialistas que, entre vários outros temas, pesquisarão sobre o pré-sal

sáb, 03/04/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá nesta terça-feira, 30, um terreno de 5 mil metros quadrados para a instalação do projeto “Núcleo de Estudos Avançados do Mar – Um olhar para o pré-sal”. O projeto, que tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), reunirá 117 especialistas de várias unidades da Unesp. O Núcleo é voltado para pesquisas da camada pré-sal e para o desenvolvimento de estudos nas áreas de Geologia, Oceanografia, Recursos Naturais, Recursos Pesqueiros e Meio Ambiente.

O terreno será doado pela prefeitura de São Vicente em cerimônia que contará com as presenças do reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, do prefeito Tercio Garcia e de outras autoridades municipais.

Em setembro de 2009, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) anunciou o seu apoio ao projeto, que busca dar subsídios técnicos para a exploração de fontes de energia, como o petróleo localizado na região do pré-sal, sem perder o foco da conservação ambiental.

A iniciativa visa formar profissionais, sobretudo aqueles voltados à área de petróleo. Em um primeiro momento, pretende-se criar cursos de pós-graduação para a formação de recursos humanos qualificados nas atividades de pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos e também nos processos e serviços relacionados ao mar.

O núcleo terá um conjunto de laboratórios que serão utilizados na forma de multiusuários e equipamentos de grande e médio porte. O projeto está orçado em cerca de R$ 30 milhões. Seu caráter multidisciplinar possibilita também a criação de novos produtos a partir da biodiversidade, como também o estabelecimento de políticas públicas adequadas para o crescimento econômico da região.

O centro foi idealizado pelo reitor Voorwald após uma conversa no gabinete do ministro Sergio Machado Rezende, em julho de 2009. A proposta encaminhada ao MCT foi elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

“A unidade servirá de treinamento para a juventude da região. Os jovens que se formam em São Vicente e cidades próximas terão a oportunidade de se qualificar para atuar nos mais diversos segmentos que devem surgir a partir da exploração do pré-sal, por exemplo”, destaca o reitor. “Logicamente, teremos também demanda nas áreas de gestão de portos e, principalmente, em engenharia em ciências biológicas.”

“Daqui para a frente, poderemos pensar na construção do complexo”, diz a pró-reitora de Pesquisa, Maria José Giannini. “Ele terá laboratórios e centrais analíticas com equipamentos de última geração voltados a cinco áreas principais: geologia, aquicultura, recursos naturais, recursos pesqueiros e produtos naturais”, completa.

Da Unesp