Unesp recebe mais de 100 prêmios em 2007

Distinções nacionais e internacionais são em todas as áreas

qui, 13/12/2007 - 16h48 | Do Portal do Governo

Em 2007, professores e alunos da UNESP conquistaram, em todas as áreas do conhecimento, importantes premiações e honrarias internacionais e nacionais. Confira a relação dos trabalhos e autores que foram destaques em congressos, encontros e simpósios, cujas avaliações foram de instituições externas de reconhecida competência.

17/12 – Prêmio Syngenta – O agrônomo Jaime Maia dos Santos, do Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal, foi laureado com uma viagem de cruzeiro no navio Costa Mágica, no período de 14 a 17 de dezembro, pelos serviços prestados à Syngenta.

12/12 – Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007 – Categoria Pequena Empresa – As empresas spin-off do Instituto de Química, câmpus de Araraquara, Nanox S/A e Angelus, obtiveram, respectivamente, o primeiro lugar e Menção Honrosa. A cerimônia de entrega ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

28/11 – Prêmio Nicola Albano – A docente Lígia Maria Souza Rugolo, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, ficou em primeiro lugar no prêmio com o trabalho “Mortalidade Neonatal Precoce em Prematuros Nascidos nos Centros da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais”, durante o XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, XVI Reunião de Enfermagem Perinatal e I Reunião Multidisciplinar Perinatal.

17/11 – Menção Honrosa – O professor Carlos Alberto de Souza Costa, do Departamento de Fisiologia e Patologia, e Josimeri Hebling, do Departamento de Clínica Infantil, da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, receberam a premiação na categoria Pôster, pelo estudo “Efeito citotóxico de diferentes concentrações de clorexidina sobre células odontoblastóides em cultura”, no 38º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria.

14/11 – Medalha Prof. Waldemar Saffioti – O docente José Arana Varela, do Instituto de Química, câmpus de Araraquara, recebeu a honraria da Sociedade Brasileira de Química, no 16º Encontro da Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti da entidade, com o trabalho “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Regional IPWS” realizado na Universidade de Franca (Unifran).

10/11 – Prêmio Dr. Diltor Opromolla – Os docentes Joel Carlos Lastória , Hélio Amante Miot, Matheus de Souza Martins Gomes, Patrícia de Paula Yoneda, do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, receberam o prêmio de investigação científica, categoria Dermatologia Sanitária, pelo trabalho “Simulação Numérica da Epidemia de Hanseníase no Brasil”, da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo.

10/11 – Melhor Tese de Doutorado – O veterinário Guilherme de Camargo Ferraz, orientado pelo docente Antonio de Queiroz-Neto, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal, conquistou o prêmio Melhor Tese de Doutorado da Associação Brasileira de Veterinários de Eqüinos, com a pesquisa “Respostas endócrinas, metabólicas, cardíacas e hematológicas de eqüinos submetidos ao exercício intenso e à administração de cafeína, aminofilina e clembuterol”.

7/11 – Diploma de Gratidão – O docente Galdenoro Botura Jr, Coordenador Executivo do câmpus de Sorocaba, foi agraciado com o Diploma de Gratidão, conferido pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico do município.

06/11 – Menção Honrosa – A docente Elisabeth Loshchagin Pizzolitto e Santos, do Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, câmpus de Araraquara, receberam a premiação no II Congresso de Iniciação Científica da UNIARA pela relevância social, originalidade e a qualidade acadêmica dos dados da pesquisa “Formação ‘in vitro’ de biofilme cristalino de Proteus mirabilis em Cateter de Foley”.

27/10 – Primeiro Lugar – A docente Maria Alice Rostom de Mello, do Instituto de Biociências, câmpus de Rio Claro, e os autores Michel Barbosa de Araújo, Ricardo Vinícius Ledesma Contarteze, Fabrício Azevedo Voltarelli, Fúlvia de Barros Manchado, receberam o prêmio na área de Ciências Biológicas, com o trabalho “Mecanismos de ataque e defesa antioxanantes em ratos treinados em diferentes intensidades”, na VIII Mostra de Pós-graduação Linguagem e Sonhos: a pesquisa como projeto humano, da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté( SP).

23/10 – Homenagem – A bióloga Leonor Patrícia Cerdeira Morellato, do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Rio Claro, recebeu, no dia 23 de outubro, homenagem do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, por sua colaboração com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Leonor integra o grupo de 30 cientistas brasileiros que participou da iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas).

20/10 – Melhor Trabalho – O aluno Rodrigo Antonio Parra Teixeira, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, orientado pela docente Sonia Oliani, do Departamento de Biologia, foi premiado na categoria Painel do setor de “Farmacologia da Inflamação” do 39º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, realizado em Ribeirão Preto (SP).

19/10 – Menção Honrosa – A docente Célia Maria Giacheti, da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marilia, recebeu a honraria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia pelos trabalho trabalhos “Habilidades de comunicação de indivíduos com a síndrome do cromossomo x-frágil” e “Análise da tipologia das rupturas da fala e desempenho intelectual de indivíduos com a Síndrome de Williams-Beuren”, apresentado no 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.

13/10 – Melhor Trabalho Científico – O docente José Jurandir Fagliari, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal, recebeu o prêmio pela pesquisa “Eficácia do florfenicol associado ou não à fluidoterapia parenteral no tratamento da salmonelose experimental em bezerros neonatos”, apresentada no VII Congresso Brasileiro de Buiatria, realizado em Curitiba (PR).

13/10 – Melhor Trabalho Científico – O docente Celso Antonio Rodrigues, do Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal, do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba, recebeu a láurea com o trabalho “Avaliação Clínica e das Concentrações de Oxitetraciclina de Longa Ação, no Leite, Líquido Sinovial e Plasma de Vacas Acometidas de Dermatite Digital Papilomatosa, Submetidas à Administrações Múltiplas Injetáveis”, no VII Congresso Brasileiro de Buiatria, realizado em Curitiba (PR).

11/10 – Medalha da Vitória – O docente Tullo Vigevani, da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marilia, recebeu o prêmio concedido pelo Ministério da Defesa.

10/10 – III Prêmio Carol Kuhlthau – As alunas Andressa de Souza Ramalho e Marta Leandro da Mata, sob orientação da docente Helen de Castro Silva, do Departamento de Ciência da Informação, da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marilia, ficou em 2º lugar, na categoria Curso de Biblioteconomia, com o trabalho “Aplicabilidade do programa de competência informacional para alunos do ensino fundamental”, desenvolvido com alunos surdos e ouvintes de uma escola pública de Marília. A premiação foi no dia 10/10/2007, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).

2/10 – Menção Honrosa – Os professores Carlos Alberto de Souza Costa, do Departamento de Fisiologia e Patologia, e Josimeri Hebling, do Departamento de Clínica Infantil, da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, receberam Menção Honrosa na XIV Jornada Odontológica de Piracicaba.

2/10 – Menção Honrosa – O docente Fabio Luiz Camargo Villela Berbert, do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, recebeu o prêmio pela apresentação dos trabalhos “Efeito do laser de baixa intensidade na resposta do tecido conjuntivo ao cimento Endofill”, e “Quantificação Endofill irradiado por laser de baixa intensidade”, ambos na categoria Oral, na XIV Jornada Odontológica de Piracicaba.

10/2007 – 2º Lugar – O professor Carlos Alberto de Souza Costa, do Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, teve o trabalho “Avaliação do efeito do laser de baixa potência no metabolismo de células odontoblastóides” classificado em 2º lugar, na categoria Graduação, na 29ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (SP).

10/2007 – Menção Honrosa – Os professores Carlos Alberto de Souza Costa, do Departamento de Fisiologia e Patologia, e Josimeri Hebling, do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia, do câmpus de Araraquara, receberam a premiação pelo trabalho “Avaliação do efeito do laser de baixa potência no metabolismo de células odontoblastóides”, na 29ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto.

10/2007 – Menção Honrosa – A docente Maria Salete Machado Candido, do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, recebeu a láurea pelo trabalho “Avaliação in vitro da capacidade de vedamento de quatro materiais utilizados como barreira cervical em dentes submetidos ao clareamento endógeno”, apresentado na 29ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto.

6/09 – Terceiro Lugar – Wallace Correa de Oliveira Casaca, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, orientado pelo docente Maurílio Boaventura, conquistou a colocação no prêmio de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional com o trabalho “Modelos Matemáticos para o Retoque Digital de Imagens Via Equações Diferenciais Parciais Difusivas não Lineares” no XXX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.

14/09 – Premio Especial – Os docentes Elisabeth Loshchagin Pizzolitto, Antonio Carlos Pizzolitto, Bernari e Storti, do Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, câmpus de Araraqura, receberam o prêmio especial no Congresso de Ciências da Saúde da UNIARA com o trabalho “Produção de polissacarídeos Extracelulares por Staphylococcus epidermidis e sua Associação com Aderência a Cateter Venoso Central.”

5/09 – Menção Honrosa – Renata Canevari, José Roberto Caldeira, Francisco Moraes Neto, Sérgio Verjouski-Almeida, Silvia Rogatto e Eduardo Morais Rego Reis, do Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, receberam a láurea no prêmio de Pós-graduação com o trabalho “Identificação de perfis de expressão gênico correlacionados com prognóstico clínico em pacientes brasileiras com carcinomas mamários utilizando oligoarrays”, durante o 53º Congresso Nacional de Genética.

4/09 – Menção Honrosa – O professor Carlos Alberto de Souza Costa, do Departamento de Fisiologia e Patologia, e Josimeri Hebling, do Departamento de Clínica Infantil, da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, receberam menção honrosa pelo trabalho “Efeito seletivo da dentina sobre a citotoxicidade de sistemas adesivos dentinários autocondicionantes”, apresentado na 24 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em Atiabais (SP).

4/09 – Menção Honrosa – Os docentes Marcelo Coelho Goiato e Eduardo Piza Pellizzer, do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba, receberam a láurea pelo trabalho: “Avaliação da Deterioração Marginal de Silicones Faciais, sobre a Influência da Armazenagem e Desinfecção”, apresentado na 24º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, em Atibaia (SP).

4/09 – Menção Honrosa – A docente Raquel Mantuaneli Scarel Caminaga, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, e Patrícia Sogumo, Licia Cavalcante, Juliana Pires, Eneida Figueiredo e Amaro Carlos Jr receberam a premiação na sessão B, Fórum Myaki Issao, na 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica com o trabalho “Investigação de polimorfismos genéticos no gene Interleucina 10 em uma família com Periodontite Agressiva de Maceió (AL)”.

4/09 – Menção Honrosa – O docente Idomeo Bonetti Filho, do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, recebeu a láurea pelo trabalho “Avaliação da citoxicidade de cimentos endodônticos: influência na liberação de TNF-alpha, IFNy e óxido nítrico em células, murinas Guinesi AS*,24”, apresentado na 24 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

9/2007 – Homenagem – O Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante Moreira Leite” (CENPE) recebeu homenagem como Pólo Formador em Terapia Comunitária da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom) e do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária (Mismec), no IV Congresso Brasileiro e I Encontro Internacional de Terapia Comunitária realizado em Porto Alegre (RS).

9/2007 – Prêmio Vicente Araújo – A equipe formada pelos docentes Florence Kerr-Corrêa, Sumaia Inaty Smaira, Maria Odete Simão, do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina; e Luzia Aparecida Trinca, do Instituto de Biociências, ambas Unidades do câmpus de Botucatu; Raul Aragão Martins, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, entre outros, recebeu o primeiro prêmio em pesquisas clinicas em álcool e drogas da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Drogas.

9/2007 – Prêmio Beatriz Neves – A docente Helenice Oliveira Florentino Silva e o aluno Rodrigo Sartorelo Salemi Viana, do Departamento de Bioestatística, do Instituto de Biociências, câmpus de Botucatu, recebeu Menção Honrosa na premiação oferecida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), no XXX congresso da entidade em Florianópolis (SC), com o trabalho “A importância da programação linear na criação de planos ótimos de tratamento de câncer por radioterapia.

28/08 – Diploma Voluntariado em Destaque, outorgado para a Auxiliar de Laboratório Ana Lúcia Francischini Damaceno, pela Câmara Municipal de Araçatuba, em reconhecimento aos relevantes trabalhos desenvolvidos na área de voluntariado.

25/08 – Honra ao Mérito – O docente Eduardo Colombari, do Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, recebeu a premiação pelo trabalho “Peripheral chemoreceptor inputs to retrotrapezoid nucleus (RTN) chemoreceptor neurons”, na XXII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental.

25/08 – Menção Honrosa – A aluna Carolina R. Noronha-de-Souza, orientada pela docente Luciane H. Gargaglioni Batalhão e co-orientada por Kênia Cardoso Bícego recebeu a láurea pela apresentação de pôster na XXII Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.

25/08 – Menção Honrosa – O docente Ricardo Luiz Nunes de Souza, e Miguel, do Departamento de Princípios Ativos Naturais e Toxicologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, câmpus de Araraqura, recebeu o prêmio pelo pôster “Anxiety Induced by Glutamate NMDA Receptors Activation Within the Periaqueductal Gray (PAG) is Prevented by Local Nitric Oxide Synthesis Inhibition”, na XXII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.

16/08 – Prêmio Robert Boutilier – A aluna Vivian Biancardi, orientada pela docente Luciane H. Gargaglioni Batalhão e co-orientada por Kênia Cardoso Bícego, recebeu a láurea pelo pôster apresentado no 7th International Congress of Comparative Physiology and Biochemistry, realizado em Salvador (Ba).

3/08 – Prêmio Conbea – O professor João Carlos Cury Saad, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, recebeu o Prêmio Conbea pela melhor apresentação na área de “Engenharia de Água e Solo”, com o estudo “Produtividade do milho irrigado, desenvolvimento radicular e compactação sob diferentes manejos de solos”. A láurea foi conferida pela Sociedade Brasileira de Engenhaira Agrícola e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), durante o Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola.

3/08 – Prêmio Conbea – O aluno de mestrado Leonardo de Almeida Monteiro, orientado pelo docente Kleber Pereira Lanças, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, recebeu o Prêmio na área de “Máquinas e Mecanização Agrícola”, com o trabalho “Construção e Avaliação da Unidade Móvel para Ensaio na Barra de Tração (Umeb)”.

3/08 – Prêmio Conbea – A aluna de graduação Renata da Silva Moura, da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Ilha Solteira, recebeu o Prêmio de melhor Iniciação Científica com a pesquisa “Monitoramento da qualidade química da água para fins de irrigação no córrego Três Barras, Marinópolis (SP)”. O estudo foi orientado pelo docente Fernando Braz Tangerino Hernandez, do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos.

3/08 – Medalha de Bronze – A aluna Daniela Moura Prata, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, orientado pelo professor Parham Sahleyan, recebeu a premiação pelo trabalho “Superfícies cúbicas”, no XXVI Colóquio Brasileiro de Matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

3/08 – Medalha de Bronze – O aluno Thiago Aparecido Catalan, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, orientado pelo docente Vanderlei Horita, recebeu a premiação pelo trabalho “Transformações de Intercâmbio de Intervalos”, no XXVI Colóquio Brasileiro de Matemática, Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

3/08 – Medalha de Bronze – A aluna Cíntya Wink de Oliveira Benedito, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, orientada pelo docente Antonio Aparecido de Andrade, recebeu a premiação pelo trabalho “Reticulados via corpos quadrático”, no XXVI Colóquio Brasileiro de Matemática, Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

8/2007 – Menção Honrosa – O estudante Matheus Barel recebeu a láurea no XXII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental.

8/2007 – Imagine Cup – Os alunos Alexandre Nacari, Arthur de Pádua e Felipe Pellisser, do curso de Desenho industrial, e Wendel Yokoyama, do curso de Radio e TV da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), câmpus de Bauru, orientados pelo docente Eduardo Morgado, da Faculdade de Ciências (FC) do mesmo câmpus, conquistaram o terceiro lugar na Imagine Cup 2007, competição mundial promovida pela Microsoft para estudantes de cursos de Ciências da Computação.

14/06 – Prêmio SecMaster – O docente Adriano Mauro Cansian, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, recebeu o SecMaster 2006, categoria Melhor Contribuição para o Setor Público, no 4º Prêmio de Excelência em Gerenciamento de Risco e Segurança da Informação.

3/06– Melhor Trabalho – Daniela Ponce Gabriel, médica contratada da Unidade de Diálise da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no 2and North American Chapter and 1st Latin American Chapter of the International Society for Peritoneal Dialysis, realizado em Miami (EUA).

Junho/2007 – Honra ao Mérito – o docente José Luiz Laus, docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal, recebeu a láurea por seu desempenho na presidência da International Society of Veterinary Ophthalmology (ISVO – 2005-2007), em Congresso da entidade realizado em Genova (Itália).

31/05 – Prêmio de Cirurgia Vascular – Ana Paula Morbio, Marcone Lima Sobreira, Hamilton de Almeida Rollo, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia, da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, foram agraciados com pela terceira colocação no prêmio pelo trabalho “Correlação entre a intensidade do refluxo venoso na junção safeno-femoral e alterações morfológicas da veia safena magna ao mapeamento dúplex em pacientes portadores de varizes primárias”.

26/05 – Melhor Trabalho – Os professores Carlos Alberto de Souza Costa, do Departamento de Fisiologia e Patologia, e Josimeri Hebling, do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, receberam o prêmio por trabalhos apresentados nas áreas de Odontopediatria e de Dentística. na 20ª Jornada Odontológica de Bauru, promovido pela Faculdade de Odontologia da USP.

26/05 – Melhor Trabalho – A docente Raquel Mantuaneli Scarel Caminaga, do Departamento de Morfologia, da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, e Aline Viana, Yeon Kim, Patrícia Sogumo, Cristiane Salmon, Juliana Pires e Regina Peres, tiveram o trabalho “Avaliação clínica, genética e microbiológica de uma família brasileira com periodontite agressiva” classificado entre os melhores, na categoria oral, na área de Periodontia, na XX Jornada Odontológica de Bauru, promovido pela Faculdade de Odontologia da USP.

26/05 – Melhor Trabalho – A docente Nemre Adas Saliba, do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba, teve seu trabalho da área de saúde coletiva classificado entre os melhores na XX Jornada Odontológica de Bauru, promovido pela Faculdade de Odontologia da USP.

25/05 – Most innovative and most attractive diploma thesis – Michael Hofer, aluno austríaco em intercâmbio de 31 de agosto de 2006 a 25 de maio de 2007, recebeu o prêmio “Most innovative and most attractive diploma thesis”, of the Carinthia University of Applied Sciences (Áustria), pelo estudo “Dental Biometrics: Human Identification Based On Dental Work Information”, sob a orientação do docente Aparecido Nilceu Marana, da Faculdade de Ciências, câmpus de Bauru.

17/05 – 1º Lugar – A docente Adriana Cristina Zavanelli, do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba, obteve a primeira colocação, categoria painel, com o trabalho “Análise da Rugosidade Superficial Média dos Materiais Restauradores Submetidos à Ação do Peróxido de Carbamida a 10% e 15%”, apresentado na 8º Jornada Odontológica, 6º Semana Acadêmica de Odontologia e IV Fórum Científico, promovidos pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de São José do Rio Preto.

11/05 – Prêmio Dimitry Tihohod de Pós-Graduação – Os agrônomos Jaime Maia dos Santos, do Departamento de Fitossanidade, José Carlos Barbosa, do Departamento de Ciências Exatas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal, e seus orientandos de pós-graduação Sergio Ademir Calzavara e Luciany Favoreto receberam o prêmio pelo terceiro lugar na categoria Pôster, da Sociedade Brasileira de Nematologia, durante o XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia.

15/03 – Melhor Trabalho Científico – A docente Maria Sueli Parreira de Arruda, da Faculdade de Ciências, câmpus de Bauru, recebeu o prêmio da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical pelo trabalho “Influence of tumour condicion in the resistance against Candida albicans infection”, no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Campos do Jordão (SP).

15/03 – Segundo lugar – Juliana Geraix, Maria Antonieta de Barros Leite Carvalhaes, Maria Terezinha Serrão Peraçoli e Paulo Câmara Marques Pereira, do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, receberam o prêmio da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical com o trabalho “Efeito de prebiótico sobre a hipertrigliceridemia de indivíduos HIV positivos em uso de terapia anti-retroviral de alta atividade”, categoria HIV-Aids e Hepatites, no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Campos do Jordão (SP).

15/03 – Segundo Lugar – A docente Lídia Raquel de Carvalho, do Departamento de Bioestatística do Instituto de Biociências, câmpus de Botucatu, conquistou o prêmio da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical como uma das autoras do trabalho “Candida sp Colonization prevalence in the oral cavity of HIV”, no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Campos do Jordão (SP).

2007 – Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo – O docente Mário Fernando Bolognesi, do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, do Instituto de Artes, câmpus de São Paulo, recebeu o prêmio com o projeto Circos e Palhaços Brasileiros/Catálogo.

2007 – Homenagem Educador – O professor João Cardoso Palma Filho, do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, do Instituto de Artes, Câmpus de São Paulo, foi homenageado pelo Centro Universitário Belas Artes como Educador.

2007 – Prêmio Jovem Pesquisador – A aluna Gisele Salgado Heckler, orientada pelo docente Rogério Caetano da Costa, da Faculdade de Ciências, câmpus de Bauru, recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho científico no X Simpósio de Biologia Marinha promovida pela Unisanta.

2007 – Melhor Pôster – Os mestrandos Juan Rogélio Falguera e Fernanda Pereira Sartori Falguera, orientados pelo docente Aparecido Nilceu Marana, do Departamento de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências, câmpus de Bauru, receberem o prêmio Best Technical Poster Award, no XX Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing.

2007 – Prêmio CAEB – A estudante Thalita Mendes Pereira, orientada pela professora Elaine Rodini, da Faculdade de Ciências, câmpus de Bauru, recebeu o prêmio na área médica, pela terceira colocação do trabalho “Anomalias citogenéticas dos cromossomos sexuais”, apresentado no Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia da Unicamp.

2007 – Prêmio SBE – Carolina Castilho Dias, alunos do Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), câmpus de Botucatu, conquistou a terceira colocação na Competição de Estudantes promovida pela Sociedade Brasileira de Embriões.

2007 – Prêmio Necta – Cleusa Mori, graduanda do Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), câmpus de Botucatu, venceu o Prêmio do Núcleo de Estudos em Ciência e Tecnologia Avícola (NECTA).

2007 – Mérito Científico Lauriston Von Schmidt – Clarissa Boschiero, aluna Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), câmpus de Botucatu, recebeu o Prêmio pelo melhor trabalho apresentado durante o XX Congresso Latinoamericano de Avicultura.

2007 – Prêmio Brasil de Economia – Guilherme Antonio Ziliotto, orientado pelo docente Alexandre Sartoris Neto, do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Araraquara, recebeu a láurea, pela terceira colocação no prêmio, cedido pelo Conselho Federal de Economia, com a dissertação “Dívida pública brasileira (1822 – 2004) – Sua história e os efeitos sobre o crescimento econômico.”

2007 – Prêmio Ethos – Sueila dos Santos Rocha, orientada pela docente Luciana Togeiro de Almeida, do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Araraquara, recebeu o Prêmio Ethos – Dissertação de Mestrado com o trabalho “Empresas Transnacionais e o Desenvolvimento Sustentável: um estudo de caso do setor brasileiro de papel e celulose.”

2007 – Prêmio Gil Soares Bairão – O Centro de Ensino e Treinamento/SBA do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu a maior nota de ME1 no Estado de São Paulo, no ano de 2006, da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo.

2007 – Prêmio SAESP – José Fernando do Amaral Meletti, José Reinaldo Cerqueira Braz e Norma Sueli Pinheiro Módolo, da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, foram agraciados com o prêmio concedido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo pelo melhor trabalho publicado na Revista Brasileira de Anestesiologia no ano de 2006.

2007 – Menção de Destaque – Os docentes Pedro Achilles e Giovanni Faria Silva, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, receberam a menção da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo, pelo pôster apresentado no V Congresso Paulista de Gastroenterologia, “Fatores preditivos de recidiva hemorrágica e óbito na hemorragia digestiva alta não varicosa (HDANV)”.

2007 – Prêmio Jabuti – Os professores André Luiz Balbi e Lucilene Resende, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, foram agraciados pela Câmara Brasileira do Livro pela co-autora do capítulo “Eritropoese – Mecanismos de Produção e Distribuição da Hemácia”, do livro “Tratado de Clínica Médica”, da Ed. AC Lopes.

2007 – Melhor Trabalho – os professores Pasqual Barretti e Jacqueline C T Caramori, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu a láurea pelo trabalho “Continous peritoneal dialysis x daily hemodialysis for patients with acute renal failure”, apresentado no 2nd North American Chapter Meeting – International Society for Peritoneal Dialysis, na Flórida (EUA).

2007 – Prêmio de Qualidade Científica Eduardo Moacyr Krieger – os docentes Edson Antonio Bregagnollo, Roberto Jorge da Silva Franco, e Luiz Cuadrado Martin, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, foram agraciado com o prêmio pelo melhor trabalho apresentado na área de Tratamento, com o trabalho “Benefício das estatinas no portador de doença renovascular aterosclerótica”, Sociedade Brasileira de Hipertensão.

2007 – Melhor Trabalho – O docente Antonio Carlos Cicogna, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, pela recebeu o prêmio pela primeira colocação com trabalho “Restrição de ingestão alimentar altera a função mecânica, mas não a expressão gênica do canal L miocárdico”, na categoria Tema Livre, no Congresso da SOCESP ( Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

2007 – Melhor Tema Livre – A docente Irma de Godoy, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu a láurea no do Grupo de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica no II Congresso Brasileiro de DPOC.

2007 – Melhor Tema Livre – A docente Irma de Godoy, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio do Grupo de Tabagismo no II Congresso Brasileiro de Tabagismo.

2007 – Menção Honrosa – A docente Irma de Godoy, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio no XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia.

2007 – 1º e 3º Lugares – Irma de Godoy, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, ficou em primeiro e em terceiro lugares para temas livres, na categoria Profissional, no III Congresso Paulista de Fisioterapia Respiratória da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

2007 – Young Scientist Sponsorship – Irma de Godoy, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio da European Respiratory Society, no 17th Annual Congress.

2007 – 1º Lugar – Os docentes Ana Lúcia Gut e Luiz Cuadrado Martin, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, venceram na Categoria Apresentação Oral na Sessão Pós-Graduação Adulto, com o trabalho “Necessidade de revisão do valor de corte para o índice freqüência respiratória / volume corrente”, no XIII Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica Adulto – Hospital Nossa Sra. Lourdes – SP.

2007 – Melhor Pôster – A docente Marina Okoshi e Leonardo Antonio M Zornoff, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, tiveram o trabalho “O papel dos ânions não mensuráveis e da Proteína C Reativa em UTI Clínica” laureado como o melhor da categoria no X Congresso Paulista de Terapia Intensiva.

2007 – Menção Honrosa – A docente Marina Okoshi, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu Menção Honrosa por Apresentação Oral no XVI Congresso Médico Acadêmico de Botucatu.

2007 – Melhor Pôster – O docente Sergio Alberto Rupp de Paiva, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o Prêmio de melhor pôster apresentado no X Congresso Paulista de Terapia Intensiva, da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI).

2007 – Menção Honrosa – A docente Thais Queluz, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho “Experiência de uma comissão multiprofissional para auxílio técnico à população e ao poder judiciário” apresentado no II Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos 2007.

2007 – Melhor Pesquisa Básica – O docente Edson Bregagnollo, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o III Prêmio ABC da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

2007 – Melhor Pôster – O docente Hélio Amante Miot, do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio de investigação científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica no XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica com o estudo “Avaliação de duas modalidades de criocirurgia para o tratamento de verrugas anogenitais em imunocompetentes.”

2007 – Congratulações – A docente Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira, do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu Congratulações da Câmara Municipal de Botucatu pela publicação do livro Compreendendo e cuidando do idoso: uma abordagem multiprofissional.

2007 – Agradecimentos – A docente Florence Kerr-Corrêa, do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu recebeu agradecimento do Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal por sua colaboração e serviços prestados à Campanha Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores e Secretaria Nacional Antidrogas.

2007 – Artigo Original – Jair Cortez Montovani, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio pelo trabalho “Secreção na orelha média em lactentes-ocorrência, recorrência e aspectos correlacionados”, do Grupo de Editores de Revistas Pediátricas do Conesul.

2007 – Bronze Sponsorship – Silke Anna Theresa Weber, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu a láurea com o trabalho “Polissonographic findings of obstructive sleep apnea in children: are they the same for different age-groups?” oferecido pela European Respiratory Society.

2007 – Prêmio Prof. Lourenço Lazzeri – A docente Daisy Maria Favero Salvadori, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicna, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio pelo 2º lugar na área de Mutagênese, da Sociedade Brasileira de Genética.

2007 – Prêmio SBP – A docente Maria Aparecida Marquesan Rodrigues, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio da Sociedade Brasileira de Patologia pelo trabalho “Relationship among oxidative DNA damage, genetic polymorphisms and gene expression in patients infected by Helicobacter pylori”.

2007 – Prêmio Idéia Saudável – A equipe do professor Emílio Carlos Curcelli, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pelas iniciativas “Doação de órgãos e tecidos: um ato de cidadania” e “Um olhar sobre a saúde dos profissionais de saúde”.

2007 – Prêmio Rumos – A socióloga Anita Simis, docente do Departamento de Sociologia, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Araraquara, foi contemplada com o Prêmio Rumos Pesquisa, na categoria “Pesquisa Concluída”, conferido pelo Itaú Cultural. A socióloga concorreu com seu doutorado Estado e Cinema no Brasil.

2007 – Congratulações – A docente Sueli Andruccioli Felix, da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marilia, e coordenadora do Comitê Gestor de Segurança e Qualidade de Vida, recebeu Votos de Congratulações da Câmara Municipal de Marília, pela realização das campanhas educativas de prevenção a violência e pela campanha Natal Seguro/2006, sobre alerta a população para cuidados em relação aos crimes e golpes que mais atingem a população nessa ocasião, realizadas pelo Comitê.

2007 – Troféu Cultura Econômica – Os docentes Timóteo Ramos Queiroz, Gessuir Pigatto, Giuliana Aparecida Santini Pigatto e Ferenc Istvan Bankuti, do Câmpus de Tupã, receberam o Troféu JC conferido pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS) pelo livro Agronegócios: gestão e inovação, considerado o melhor na categoria.

2007 – Prêmio Petrobras de Tecnologia – Orientado pelo docente João Andrade de Carvalho Junior, da Faculdade de Engenharia, câmpus de Guaratinguetá, o doutorando Agenor Medrado Silva venceu a terceira edição do prêmio no tema Tecnologia de Produtos, categoria Doutorado. O mesmo docente orientou o trabalho vencedor do tema Tecnologia de Energia, do também doutorando Júlio Cesar Batista.

2007 – Concurso fotográfico – O docente Enos Arneiro Nogueira da Silva, da Faculdade de Engenharia, câmpus de Guaratinguetá, em parceria com o professor de Ensino Médio Flávio Gomes de Araújo, venceram o concurso promovido “Revele sua Cidade”, promovido pela rede Bandeirante de Energia.

2007 – Medalha de Ouro – O aluno Lucas Vieira Pacheco, da 1º série do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá; e Luis Henrique Silvério Tirelli, da 3ª série, receberam a láurea na Olimpíada Brasileira de Física 2007, na categoria Escolas Públicas. O professor José Divan Teixeira de Souza, responsável pelos estudantes, foi homenageado.

2007 – Medalha de Prata – O aluno Luiz Felipe de Oliveira, da 3ª série do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá, recebeu o prêmio pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Física 2007. O professor José Divan Teixeira de Souza, responsável pelo estudante foi homenageado.

2007 – Medalha de Bronze – O aluno Lucas Augusto de Souza Santos, da 2º série do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá, e Evandro Calixto Moreira da Cunha Simões, da 3º, receberam a premiação na Olimpíada Brasileira de Física 2007, na categoria Escolas Públicas. O professor José Divan Teixeira de Souza, responsável pelos estudantes foi homenageado.

2007 – Melhor Trabalho – O docente José Buratini Junior, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio na área básica na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, pelo trabalho “Regulação da Expressão Gênica do Fator de Crescimento Fibroblástico 10 (Fgf-10) Durante o Desenvolvimento Ovariano Fetal Bovino”. O estudo foi apresentado pelo pós-graduando Anthony César Castilho, que ainda ficou em segundo lugar na “Competição de Estudantes” no mesmo evento.

2007 – Homenaje de Gratitud y Reconocimiento – O docente Idomeo Bonetti Filho, do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, recebeu a homanagem da Universidad Central del Ecuador.

2007 – Troféu – O professor Marcelo Ferrarezi de Andrade, do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araraquara, recebeu a honraria da Associação Brasileira de Odontologia de Pernambuco.

2007 – Certificado – O Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante Moreira Leite” (CENPE), Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Araraquara, recebeu a certificado da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom) por ser uma instituição conhecida e reconhecida como pólo formador de Terapia Comunitária em território nacional.

2007 – Declaração – As servidoras Mari Elaine Leonel Teixeira, Morgana Múrcia Ortega e Josefa Emília Lopes Ruiz, coordenadora e colaboradoras, respectivamente, da Comissão de Formação e Intervisão do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante Moreira Leite” (CENPE), receberam da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom) agradecimento pelo empenho nos trabalhos do Conselho Deliberativo e Científico (CDC) na gestão 2005/2007.

2007 – Professor visitante – A Sonia Maria Oliani, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, recebeu o título de professor visitante da Queen Mary, University of London, no Centro de Pesquisas em Farmacologia Bioquímica.

2007 – Homenagem – O docente Alvimar Lima de Castro, do Departamento de Patologia e Propedêutica Clínica da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba, foi homenageado durante o XIII Congresso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente (Unoeste).

2007 – Honra ao Mérito – O docente Alvimar Lima de Castro, do Departamento de Patologia e Propedêutica Clínica, e a professora Cléa Adas Saliba Garbin, do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba receberam Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Profissional “Dr. Luiz César Pannain” na especialidade de Estomatologia, outorgados pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo.

2007 – Prêmio Colgate – A docente Cléa Adas Saliba Garbin, do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia, câmpus Araçatuba, a aluna Patrícia Elaine Gonçalves, ganham 5º Prêmio Nacional de Odontologia Preventiva Colgate com o trabalho “A Saúde Bucal e a percepção do adolescente”.

2007 – Prêmio Mulheres Maravilhosas, concedido a docente Luzia Helena Queiroz, do Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba, pela Universidade Toledo e Folha da Região, como destaque na área de saúde, no município de Araçatuba.

2007 – Prêmio Young Scientist Award – O docente José Angelo Barela, do Instituto de Biociências, câmpus de Rio Claro, recebeu a láurea da International Federation of Adapted Physical Activity em reconhecimento à contribuição significativa aos profissionais que trabalham e desenvolvem atividade científica na área.

2007 – Prêmio ANCIB – O aluno Fábio Assis Pinho, da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marilia, teve sua Dissertação de Mestrado classificada em segundo lugar na premiação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência.

2007 – Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho – O docente Giovanni Antonio Pinto Alves, do Departamento de Sociologia e Antropologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marilia, foi agraciado com o prêmio, na condição de Oficial.

Da Unesp