Unesp recebe doação de duas áreas para o campus em Ilha Solteira

Companhia Energética de São Paulo e Universidade Estadual Paulista firmaram acordo para formalizar o procedimento

qua, 11/07/2018 - 18h53 | Do Portal do Governo

Representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) se reuniram na última sexta-feira (6) para formalizar a doação de duas áreas que permitirão regularizar o prédio que abriga o Departamento de Engenharia Elétrica e ampliar o campus da universidade em Ilha Solteira, no interior do Estado.

Os espaços estão avaliados em aproximadamente R$ 27 milhões e o acordo para a doação foi fechado após rodadas de negociações entre a reitoria da Unesp, a presidência da Cesp, a diretoria da unidade de Ilha Solteira e a prefeitura local.

“É um ganho considerável para o patrimônio da universidade, obtido em tempos de crise”, salienta o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini. Uma das áreas doadas pela Cesp, a do antigo centro de treinamento da Companhia, está em uso pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, por meio de um contrato de cessão. Poderia existir uma situação de insegurança jurídica com a privatização da estatal, que está para ser finalizada neste semestre.

Ampliação

O outro espaço a ser incorporado ao patrimônio da instituição de ensino é o viveiro de mudas, uma localidade conhecida em Ilha Solteira como “antigo pomar da Cesp”, que abre perspectivas para fazendas experimentais da Unesp. “Nessa área, há poço artesiano e um acervo importante de plantas, além de estrutura física”, enfatiza o diretor da unidade de Ilha Solteira, professor Enes Furlani.

“Possibilitará o desenvolvimento de novas pesquisas, principalmente nos cursos de zootecnia, ciências biológicas e engenharia agronômica”, acrescenta o docente. O campus de Ilha Solteira oferece oito cursos de graduação e possui a Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão como unidade auxiliar.