Unesp recebe 20 bolsas da Espanha

Anúncio ocorreu em São Paulo em evento promovido pelo Universia

sex, 18/07/2008 - 18h42 | Do Portal do Governo

A Junta de Castilla y León, comunidade autônoma espanhola, ofereceu 130 bolsas de estudos na Espanha a alunos e professores brasileiros, sendo 20 delas para a Unesp. O anúncio foi realizado pelo presidente da Junta, Juan Vicente Herrera, na quarta-feira durante o programa de difusão do idioma espanhol no Brasil.

Do total de 130 bolsas de estudo, 80 foram destinadas aos convênios assinados durante o evento com Unesp, Unicamp, USP e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cada parceiro receberá dez bolsas em 2008 e outras dez em 2009. Os auxílios são destinados a projetos de cooperação técnica e institucional voltados ao desenvolvimento do aprendizado do espanhol.

Alunos e professores dessas quatro universidades paulistas terão a oportunidade de desenvolver os conhecimentos do espanhol em uma das instituições públicas de Castilla y León. Há opções de estudos nas universidades de Salamanca, Valladolid, León e Burgos.

Evento – O evento de anúncio da concessão de bolsas, organizado pelo Universia, também contou com um ciclo de palestras sobre os benefícios do aprendizado do idioma no país. O encontro mobilizou mais de 1,2 mil professores de idioma espanhol e da rede pública de São Paulo.

Segundo a Conselheira de Cultura e Turismo da comunidade espanhola, Maria José Salgueiro Cortinas, o valor do auxílio para estudantes será de € 1,2 mil e para docentes, € 1,8 mil. “É um investimento que ajudará a promover a língua e a cultura espanhola no Brasil, além de contribuir para a evolução de um país emergente”, explicou.

“O espanhol é um fator de cooperação, comunicação e de maior igualdade de oportunidades”, argumenta Herrera. Na opinião dele, a iniciativa da Junta em promover a língua pelo mundo veio ao encontro da obrigatoriedade do ensino do Espanhol nas escolas brasileiras, a partir de 2010. “É com essa missão que queremos colaborar”, alerta.

Da Unicamp