Unesp realiza debate sobre arte urbana

Evento terá entrada gratuita e será realizado no Instituo das Artes

qua, 09/09/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Unesp promove nesta quinta-feira, 10, o debate Projeto “Beauty For Ashes”: A Arte e a Educação Globalizada, com o artista plástico paulistano radicado em Nova York há 10 anos, Duda Penteado. O evento será realizado no Instituto de Artes (IA), no câmpus da Barra Funda, em São Paulo. 

O artista busca, com esses encontros, desencadear um projeto de arte urbana, com crianças e adolescentes de bairros periféricos da Capital. Penteado já desenvolveu diversos projetos em vários países, geralmente baseados no tema da paz mundial. Ele inaugurou em Nova York um mural de 50×30 metros, nomeado Nature is love on earth, sobre o aquecimento global, feito com crianças e adolescentes do Brooklyn. A ideia do artista é repetir a iniciativa em um parque do Brasil com o apoio da CITYArts, entidade organizadora dos projetos americanos que há mais de 40 anos envolve crianças e adolescentes na criação de arte pública. 

No debate, o artista falará da mostra “Beauty for Ashes” (Das Cinzas à Beleza), uma releitura do quadro “Guernica”, de Pablo Picasso. Após ver de perto a queda das torres gêmeas do terraço do seu ateliê, Duda lançou, um ano depois (2002), essa inédita mostra que traz a mencionada escultura com destroços do ataque terrorista. O projeto já passou pelas cidades de Nova Iorque (Estadis Unidos) e Vitória (ES). Em 2010, chegará a São Paulo e posteriormente seguirá para a Espanha, Porto Rico, China e Índia. Para cada região foi feita uma nova releitura da obra, de acordo com a realidade local. 

Penteado também está escrevendo o livro “Deconstructing Beauty for Ashes”. O orientador desse trabalho, Carlos Hernández, também estará no debate no IA. A obra será publicada pelo Jersey City Museum em 2009. O livro trata, entre outros assuntos, sobre “Os caminhos da Arte e da Educação num Mundo Globalizado”. Neste mesmo livro, Hernández escreve sobre o futuro da educação, a globalização e o papel das artes como veículo de reflexão sobre os novos caminhos do mundo atual. Para ele, a arte e a educação influenciam a postura das pessoas nas suas ações individuais e coletivas frente a questões como a preservação do meio ambiente e a paz mundial. 

Serviço
Duda Penteado – Projeto “Beauty For Ashes”
A Arte e a Educação Globalizada
Data: quinta-feira, 10
Horário: das 15 às 17 horas
Instituto de Artes
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271

Da Unesp