Unesp: Protótipo de brinquedo multifuncional é premiado

Projeto foi desenvolvido por alunos de Desenho Industrial

ter, 30/05/2006 - 21h10 | Do Portal do Governo

O Combo, uma caixa de polietileno utilizável tanto como mobiliário como para brinquedo, recebeu Menção Honrosa na Categoria Estudante, no Concurso Abiplast Design 2005, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Plástico. O protótipo foi desenvolvido por alunos do curso de Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC).

Com a orientação da docente Paula da Cruz Landim, os alunos Mariana Menin, Laura Schaer Dahrouj e Fernando Feldberg, da Faac, estabeleceram que o produto deveria ser destinado a crianças de 2 a 4 anos e ter as características de um brinquedo educativo e interativo. Para chegar ao resultado, eles estudaram Psicologia, Pedagogia e Antropometria com vistas nos mecanismos do desenvolvimento psicológico dos pequenos e quais as preferências deles na faixa etária estabelecida.

De formas arredondadas, o interior do Combo é dividido em três partes, nas quais outros brinquedos podem ser armazenados. Quando a divisória é removida, o mobiliário se transforma em brinquedo, onde as crianças podem entrar para brincar. A tampa do Combo, dividida em duas partes, pode ser encaixada nas laterais, obtendo, assim, formas parecidas com a de um barquinho ou de uma cabaninha.

Outra característica é que na superfície externa de uma da partes da tampa há um quadro branco onde a criança pode fazer desenhos com caneta-marcadora. Outras possibilidades são a utilização do Combo como piscina de bolinhas e banco de areia. “Atualmente a maioria dos brinquedos é eletrônica. Então, começamos a lembrar da nossa época de criança, quando montávamos cabanas e resolvemos transformar nossas lembranças em conceito de brinquedo”, explica Mariana.

O projeto atendeu as expectativas do concurso da Abiplast, que buscou incentivar a criatividade e a inovação tecnológica dos produtos plásticos por meio do design. O concurso analisou a capacidade criativa, a responsabilidade social e o compromisso ambiental dos projetos apresentados. “Os promotores se preocuparam com os custos, a utilização de materiais não tóxicos e com o aspecto lúdico dos projetos”, enfatiza a orientadora.

Confeccionados em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), 100% reciclável, o Combo é um objeto leve e em cores vivas. “É um projeto coeso aos sistemas de produção, o que nos deixou muito satisfeitos. Ele foi desenvolvido tendo em mente qual seria o processo mais viável para sua fabricação”, afirma Feldberg. “Agradecemos as professores Francisco de Alencar que nos ajudou muito na confecção do protótipo e a nossa orientadora”, finaliza Mariana. Eliane Aparecida de Almeida Barros

Bolsista Proex/ Faac

Portal Universia