Unesp promove workshop sobre gerenciamento de resíduos

Realizado pela Pró-Reitoria de Administração, evento em Araraquara reúne especialistas de vários câmpus

qui, 23/09/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Unesp de Araraquara sediará entre os dias 25 e 27 de outubro, o I Workshop de Gerenciamento de Resíduos. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Administração (PRAd), no âmbito do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) da universidade. As inscrições e submissão dos trabalhos devem ser feitas até o dia 30 de setembro. A divulgação dos trabalhos aceitos (com ou sem revisão) será em 8 de outubro, e a divulgação da forma de apresentação dos trabalhos aceitos será realizada em 15 de outubro.

Professores e profissionais da Unesp e de outras instituições públicas e privadas debaterão ações da área com ênfase em minimização, tratamento e destinação, além de divulgar a produção científica e promover a discussão, a troca de experiências entre grupos de pesquisa e a formulação de políticas para a gestão de resíduos com a participação de várias universidades. 

O workshop receberá trabalhos nas áreas de resíduos sólidos urbanos (resíduos recicláveis e resíduos da construção civil); resíduos de serviços de saúde (resíduos químicos – drogas, vacinas, etc, resíduos infectantes e rejeitos radioativos); resíduos de atividades agropecuárias (aproveitamento de dejetos de animais, compostagem e reaproveitamento energético, e carcaças: alternativas para destinação); e resíduos de laboratório (químicos, radioativos e biológicos, entre outros). Os artigos apresentados poderão ser publicados na revista Holos Environment. Há também previsão de premiação para os melhores atigos.

Destinação correta 

Coordenado pela engenharia industrial química Janaína Conrado Lyra da Fonseca, o Programa de Gerenciamento de Resíduos foi instituído em agosto de 2006 depois de um longo período de discussão entre o extinto Programa de Extensão em Meio Ambiente (PROEMA) e o Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE), ambos também da universidade. O objetivo do PGR é orientar sua comunidade sobre a destinação correta dos resíduos gerados nos câmpus da Unesp. O grande desafio do programa é encontrar um mecanismo de ação que atenda às necessidades de cada uma das 33 unidades das diferentes áreas do conhecimento distribuídas em 23 municípios do Estado.

Passos importantes já foram dados, como a retirada e a destinação de cerca de 50 toneladas de resíduos químicos e 15 toneladas de pesticidas obsoletos de suas unidades universitárias; e a substituição de aproximadamente 300 destiladores por sistemas de troca iônica, com redução sensível do desperdício de água. Estão em andamento projetos como Compostagem de Carcaças de Animais, Estação de Tratamento de Efluente de Pesticidas, Usina de Segregação de Lixo Computacional, entre outras medidas. Muitas dessas realizações são consequências da sua parceria com Comissões de Ética Ambiental de cada câmpus. 

As inscrições para o I Workshop de Gerenciamento de Resíduos na Unesp devem ser feitas pelo site do evento. Clique aqui e confira a programação do encontro. 

Da Unesp