Unesp promove simpósio que discutirá segurança alimentar na produção de cítricos

Simpósio abordará temas como manejo de pragas e uso de defensivos agrícolas

qua, 28/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) realizará entre os dias 4 e 6 de agosto, no câmpus da Unesp de Jaboticabal, o II Simpósio sobre Fitossanidade em Citros. O campo de estudo da fitossanidade abrange assuntos relacionados à saúde de plantas, como o manejo de pragas e doenças e o uso de produtos como agrotóxicos e fertilizantes. As inscrições estarão abertas até o preenchimento das 300 vagas do evento.

“Será uma oportunidade para atualizar conhecimentos e questionamentos sobre a chamada cadeia citrícola, que vai da agricultura à industrialização de citros, como a laranja e o limão”, afirma o presidente da comissão organizadora do simpósio, professor Marcelo da Costa Ferreira, da FCAV.

Está confirmada a presença de Maria Beatriz Silvano Barata, especialista do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e da Pesca de Portugal. Ela abordará as exigências da União Europeia quanto à segurança alimentar de produtos exportados pelo Brasil, sobretudo a laranja. Maria Beatriz é engenheira da Direção de Serviços de Produtos Fitofarmacêuticos e de Sanidade Vegetal (DSPFSV) daquele país.

A União Europeia tem uma legislação específica que regulamenta a comercialização de produtos de origem vegetal. Essas leis valem para todos os países-membros do bloco econômico e restringem o uso de pesticidas, tanto no que é colhido no continente como dos alimentos importados. O Brasil é um dos maiores produtores de laranja do mundo e tem na Europa e nos Estados Unidos seus maiores mercados consumidores, sobretudo para a venda de suco concentrado.

O encontro terá apresentações temáticas de especialistas da Embrapa, da Unesp, da USP e de agroindústrias. Também participarão produtores agrícolas, profissionais especializados no meio rural, fornecedores de produtos fitossanitários e estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de ciências agrárias e afins. “Todos os trabalhos apresentados estarão em um CD, que será entregue aos participantes para consultas”, afirma a professora da FCAV, Nilza Maria Martinelli, da comissão organizadora do simpósio.

Da Unesp