Unesp promove série de palestras sobre o universo marinho na Praia Grande

É o II Univerão, que terá lugar de 23 a 30 deste mês numa arena climatizada, com entrada gratuita para o público

ter, 15/01/2008 - 8h28 | Do Portal do Governo

Por que o mar tem essa cor? Quem tem medo de tubarão? Qual o futuro das praias? O mar vai invadir nossa praia? Essas e outras questões sobre o mundo marinho e seus habitantes serão abordadas por especialistas, em plena praia, no II Univerão, que o Câmpus Experimental do Litoral Paulista (CLP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) promove, de 23 a 30 deste mês, na praia do Boqueirão, em Praia Grande.

É um evento dirigido ao público em geral que acontecerá numa grande tenda climatizada de mil metros quadrados, com atividades gratuitas diárias, entre as 9 e 19 horas. São duas áreas, uma com estandes e outra formada por dois anfiteatros de 120 lugares cada um. Segunda realização do gênero, é a primeira que envolve contato direto com o banhista, pois a versão anterior, em 2003, foi no interior do câmpus.

As palestras terão uma hora cada e serão realizadas por pesquisadores da universidade. Por exemplo, a oceanógrafa Áurea Maria Ciotta desvendará os mistérios das diferentes colorações marinhas, o biólogo Otto Bismarck, sobre ataques de tubarões e seus hábitos, e a bióloga Tânia Márcia Costa a respeito dos animais dos manguezais. Outros 13 pesquisadores revelarão seus conhecimentos sobre outros temas similares.

Haverá ainda 16 estandes para a apresentação, por professores e alunos, dos trabalhos de pesquisa que são desenvolvidas no câmpus em duas áreas, gerenciamento costeiro e biologia marinha. Eles abrangem aspectos da vida animal e vegetal dos ambientes marinhos e costeiros da baixada, bem como físicos e da poluição ambiental. Serão exibidos fotos, painéis e banners, além de amostras de espécies (em alguns casos).

A programação abrange, também, oficinas monitoradas de atividades lúdicas e artísticas, como pintura, reciclagem e confecção de pipas e origami, em quatro tendas menores.

“Nosso objetivo com a realização é facilitar o acesso do grande público ao trabalho que realizamos, promovendo a divulgação das informações que temos sobre o meio ambiente marinho e a interação com a população”, informa o coordenador executivo do CLP Unesp, Marcelo Antônio Pinheiro. Professor de zoologia de invertebrados e especialista em biologia de crustáceos, é também um dos palestrantes. Discorrerá sobre o caranguejo-uçá, espécie essencial à sobrevivência dos manguezais, que estuda há dez anos.

A intenção, segundo Pinheiro, é que a iniciativa passe a ser anual, ou pelo menos bienal. A iniciativa tem o apoio do Banco Real e da prefeitura municipal da Praia Grande.

Serviço

II Univerão

De 23 a 30 de janeiro

Local: Avenida Castelo Branco, 1.050

Praia do Boqueirão – Praia Grande

Mais informações: (13) 3569-9400

Programa de palestras

Data/Horário/Palestra/Palestrante

23/1 (quarta-feira)/16h às 17h/Por que o mar tem esta cor?/Prof. Áurea Maria Ciotti (oceanógrafa – Unesp/CLP)

17h às 18h/Quem tem medo de tubarão?/Prof. Otto Bismarck Fazzano Gadig (biólogo – Unesp/CLP)24/1 (quinta-feira)/16h às 17h/Podemos nadar nesta praia?/Juliana Maíra Watanabe Pinhata (bióloga – Unesp/CLP)

17h às 18h/Venenos na Produção de Medicamentos/Prof. Marcos Hikari Toyama (biólogo – Unesp/CLP)25/1 (sexta-feira)/16h às 17h/Baleias e golfinhos da bacia de Santos/Prof. Mário Manoel Rollo Júnior (biólogo – Unesp/CLP)

17h às 18h/As plantas da região costeira/Prof. Selma Dzimidas Rodrigues (bióloga – Unesp/CLP)26/1 (sábado)/16h às 17h/Os animais do manguezal/Prof. Tânia Márcia Costa (bióloga – Unesp/CLP)

17h às 18h/Conheça o caranguejo-uçá/Prof. Marcelo Antônio A. Pinheiro (biólogo – Unesp/CLP)27/1 (domingo) 16 às 17h/Aqüicultura como fonte de renda/Prof. Iracy Lea Pecora (bióloga – Unesp/CLP)

17 às 18h/Acidentes com animais marinhos/Prof. Vidal Haddad Júnior (médico/biólogo – Unesp Botucatu)28/1 (segunda-feira)/16h às 17h Projeto Biopesca/Prof. Carolina Bertozzi (bióloga – Praia Grande)

17h às 18h/O futuro das praias/Prof. Rogério Hartung Toppa (biólogo – Unesp/CLP)29/1 (terça-feira)/16h às 17h/Quem tem medo de tubarão?/Prof. Otto Bismarck Fazzano Gadig (biólogo – Unesp/CLP)

17h às 18h/Sustentabilidade no DNA da empresa/ Vitor Hugo (Banco Real)30/1 (quarta-feira)/16h às 17h/As plantas da região costeira/Prof. Selma Dizimidas Rodrigues (bióloga – Unesp/CLP)

17h às 18h/O mar vai invadir nossa praia?/Prof. Francisco S. C. Buchmann (oceanógrafo – Unesp/CLP)

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)