Unesp promove exposição do acervo completo do teatro de sombras da China

Mostra na Barra Funda percorre 24 séculos por meio de bonecos e máscaras orientais

qua, 02/06/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Artes (IA), da Unesp câmpus da Barra Funda, exibe até o dia 10 de junho, a exposição “A Tradicional Arte do Teatro de Sombras da China”. Pela primeira vez, o público brasileiro poderá ver de perto o tradicional teatro de sombras chinês, uma forma de arte com mais de dois mil anos.

A mostra, que reúne instrumentos e fantoches e conta a história dessa arte, é realizada por meio de parceria do Instituto Confúcio da Unesp com a Embaixada da República Popular da China no Brasil e patrocínio do Banco Santander. “Parte do acervo já foi exposto em Brasília e Fortaleza. E depois irá circular pela Europa”, conta o professor Luís Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio.

Painéis com imagens e informações sobre a confecção dos bonecos e dos enredos das histórias estão dispostos nas paredes da galeria do IA, bem como em armações iluminadas pelo corredor de entrada. O conjunto das imagens é formado por animais, plantas, vestimentas, móveis e desenhos faciais, além de personagens masculinas e femininas da cultura chinesa.

Os materiais utilizados na fabricação das marionetes e cenários, como espátulas, tintas, pincéis, instrumentos musicais e outros objetos podem ser vistos pelo visitante. “As peças e imagens retratam a evolução técnica dessa arte. E é uma grande oportunidade para conhecer um traço tão importante da cultura chinesa”, salienta Paulino.

Teatro de sombras 

O teatro de sombras integra o campo do teatro de animação. Nele, estão inseridos as marionetes, objetos e máscaras. Através de uma tela branca onde um foco de luz se acende, sombras de silhuetas de figuras são projetadas em conjunto ou isoladas. A técnica surgiu na China durante a Dinastia Han no século III a.C. (206 a.C. – 220 d.C.), com o imperador Wu Ti. Hoje, é a única forma artística a combinar a tradição da arte popular com a dos papéis recortados, capturando os elementos básicos do folclore chinês.

Mostra educativa 

Com foco na disseminação da cultura chinesa entre os estudantes, escolas para rede pública de ensino básico podem agendar visitas monitoradas à exposição. Os monitores são alunos dos cursos de Arte Cênica e Artes Visuais do I.A, coordenados pela AJA – A Empresa Júnior de Artes. “Com o apoio dos alunos da AJA, conseguimos atender jovens das escolas da região norte da cidade de São Paulo. Eles também apresentam uma peça com as sombras”, diz o diretor do Confúcio.

Serviço
Exposição “A Tradicional Arte do Teatro de Sombras da China”
Data: até 10 de junho
Horário: de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas
Local: Instituto de Artes da Unesp
Endereço: Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo (em frente ao Terminal Rodoviário da Barra Funda, do lado da Avenida Marquês de São Vicente)
Entrada franca

Da Unesp