Unesp promove debate sobre identidade indígena

Tema central é território e autonomia dos índios Guarani

ter, 19/08/2008 - 14h42 | Do Portal do Governo

O Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp promove na quarta-feira, 27, às 18 h, debate com a antropóloga Maria Inês Ladeira, autora dos livros: “O caminhar sob a luz: território Mbya à beira do oceano” (Editora Unesp, 2007) e “Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado, constituição e uso” (Eduem e Edusp, 2008).

O livro de Maria Inês, sócia-fundadora do CTI (Centro de Trabalho Indigenista), doutora em Geografia Humana pela USP e mestre em Antropologia Social pela PUC-SP, aborda a presença Guarani na Mata Atlântica do litoral. Esse espaço é mencionado na cosmologia e em narrativas míticas como o fundamento do modo de ser Mbya. Nas perspectivas histórica, geográfica e filosófica, a costa atlântica representa o espaço vital.

Já a obra cujo tema é o espaço geográfico dos índios Guarani-Mbya foi elaborada a partir de expressões e reflexões sobre a terra e o ambiente desses indígenas, com o objetivo de ampliar os limites do diálogo entre diferentes sistemas de conhecimentos e saberes.

Maria Inês demonstra como os princípios éticos e as regras de reciprocidade e de convivência, peculiares do modo de vida desse grupo indígena, sustentam a sua dinâmica de ocupação territorial.

Sob mediação da historiadora Célia Reis Camargo, coordenadora do Cedem, o evento terá como debatedores Carmen Junqueira, o Departamento de Antropologia da PUC-SP; Antonio Carlos Robert Moraes, do Departamento de Geografia da USP e Coordenador do Laboratório de Geografia Política; Marcos Tupã, membro da Coordenação da Comissão Nacional de Terras Guarani Yvy Rupa e coordenador Educacional do CECI (Centro de Educação e Cultura da Aldeia Krukutu); e Carlos Frederico Marés de Souza Filho, Procurador Geral do Estado do Paraná e professor de Direito da PUC-PR.

Serviço

Inscrições gratuitas: ssantos@cedem.unesp.br

Data: 27 de agosto de 2008

Horário: às 18 h

Local: Centro de Documentação e Memória

Praça da Sé, 108 – 1º andar

(Metrô Sé, esquina c/ a rua Benjamin Constant)

Tel.: 11-3105 – 9903

www.cedem.unesp.br

Da Unesp