Unesp promove curso de extensão sobre envelhecimento mental

Destinado a profissionais de saúde, conteúdo dá ênfase a práticas de cuidados físicos e psicológicos com idosos

ter, 17/08/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Termina nesta quarta-feira, 18, o prazo de inscrições para o Curso de Extensão Envelhecimento Mental – Introdução à Capacitação de Cuidadores, promovido pela Unesp no campus de Marília. As aulas começarão no dia 25 de agosto e serão ministradas pelo professor Edvaldo Soares e pela professora Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo, ambos do Departamento de Psicologia da Educação.

A iniciativa busca difundir conceitos e práticas em relação aos cuidados com o idoso que, muitas vezes, passam despercebidos por profissionais da saúde. Serão apresentados conceitos básicos em neurociências relacionados ao envelhecimento humano e às patologias dessa fase. 

Os professores também orientarão os cuidadores e futuros profissionais sobre a saúde mental dos idosos, com discussões temáticas relativas ao comportamento dos pacientes e às patologias demenciais, além da capacitação para a aplicação de testes clínicos básicos.

“Muitos profissionais da área de saúde, por não estarem devidamente informados em relação ao comportamento do idoso, ainda se sentem inseguros ao lidar com suas peculiaridades”, afirma Soares. “Mesmo na classe médica ainda são prescritas receitas aos idosos sem levar em consideração sua fisiologia, fazendo a medicação igual à feita ao paciente adulto.”

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Psicologia da Educação, na sala 14 do prédio dos professores do câmpus. As aulas acontecerão sempre às quartas-feiras, na sala 48 do Prédio de Atividades Didáticas. A inscrição é de R$ 30. “Pensamos na participação de estudantes, seja da área de saúde ou de outras áreas que se interessem pelo tema, além de profissionais e pessoas que possam ter um idoso em casa e por esse motivo sejam ligados à temática”, afirma o professor.

Da Unesp