Unesp: Projeto Rondon no Vale do Ribeira

Universidade participa com grupo de 33 alunos e docentes

seg, 17/07/2006 - 19h16 | Do Portal do Governo

Uma turma de 33 alunos e professores dos campi de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu, dos cursos de Odontologia, Administração Pública, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, História, Química Psicologia e Biologia partiram, na sexta-feira (15/07), para três cidades do Vale do Ribeira com o objetivo de desenvolver atividade ligadas ao Projeto Rondon. Eles ficarão 15 dias nas cidades de Juquitiba, Iporanga, Barra do Turvo e Apiaí.

“Sem uma abordagem assistencialista, a idéia é levar informação nas áreas de gestão pública, legislação ambiental e manejo florestal para a população destas cidades bastante afastadas dos grandes centros”, diz o professor Ling Chau Ming, docente da FCA que participou do primeiro Projeto Rondon, em 1978 como estudante.

O grupo deverá ficar hospedado em alojamentos escolas e quartéis e a chegada está prevista para o dia 30 de julho. Todos os participantes receberão certificados de participação. “Queremos que esta informação provoque uma certa autonomia para que eles passem a resolver ou encaminhar os próprios problemas”, acrescenta Patrícia Jóia, estudante do 2º ano de Agronomia que vai ficam em Barra do Turvo.

Para o docente de Odontologia, campus de São José dos Campos, José Amorim, o objetivo é levar educação de saúde bucal, detecção dos maiores problemas com as respectivas soluções, mas também fazer atendimento dos casos de doenças periodontais e cáries para cerca de 1.600 crianças. “Para isso, estamos levando 1600 kits de com material de atendimento”.

“O importante é ter um trabalho de continuidade”, afirma a aluna Rita de Cássia Rocha, do 4º ano. “Estou buscando, com esta viagem, a experiência de presenciar outras realidades e trabalhar em grupo com alunos e profissionais de outras áreas”.

  Julio Zanella

Da Unesp