Unesp: Projeto de extensão auxilia alunos na preparação para vestibular

Iniciativa ligada à Universidade Estadual Paulista em Bauru ajuda jovens sem condições de custear um cursinho particular

qui, 29/08/2019 - 11h28 | Do Portal do Governo

Há quase vinte anos, o curso pré-universitário gratuito Primeiro de Maio, projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, auxilia alunos de escolas públicas a realizar o sonho de se tornarem universitários. Ao todo, 130 estudantes da iniciativa foram aprovados em vestibulares em 2018.

A ação busca ajudar alunos sem condições de custear um cursinho particular na tarefa de ingressar na universidade pública, além de possibilitar o acréscimo profissional para os participantes (professores, funcionários e coordenação) – na maioria, graduandos da Unesp.

Neste ano, 30 estudantes foram aprovados em cursos do campus de Bauru. “Tivemos muitas aprovações e é muito bacana ver nossos alunos aqui dentro. Isso mostra que estamos fazendo um trabalho muito bom com os professores e a coordenação”, salienta a auxiliar pedagógica do cursinho, Amanda Novaes Rosa, à TV Unesp.

Seleção

No total, o projeto conta com 200 estudantes de Bauru e região, sendo 100 em cada turno (tarde e noite). O ingresso ocorre por meio de processo seletivo, que consiste em uma prova com 60 questões de múltipla escolha, com a finalidade de classificar os estudantes para o preenchimento das vagas.

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo são:

– Os candidatos devem estar cursando ou ter cursado a terceira série do Ensino Médio em Escola Pública ou Escolas Profissionalizantes ou Centros Técnicos (ambas públicas) ou em Escola Particular com bolsa parcial de 50% ou mais;
– Não será aceito candidato que tenha concluído ensino superior ou esteja matriculado em curso superior;
– Não existe limite de idade, desde que respeite os outros pré-requisitos já mencionados.

Vagas

Após a prova, os melhores colocados serão selecionados de acordo com a seguinte divisão das vagas:

– 80% das vagas para alunos provenientes da terceira série do ensino médio regular em escola pública;
– 15% das vagas para alunos provenientes da terceira série do ensino médio de escolas profissionalizantes ou técnicas públicas;
– 5% das vagas para alunos provenientes da terceira série do ensino médio de escolas particulares mas que tenham bolsa parcial de 50% ou mais.

Observações: A divisão acima ocorrerá por período; além dos aprovados, é gerada uma lista de espera.

Reserva de vagas

Desde 2018, o cursinho adota, como a Unesp, um sistema de reserva de vagas para estudantes que se autodeclararem negros: 20% das nossas vagas serão destinadas aos alunos.

A medida é adotada com a finalidade de tornar este espaço um local mais inclusivo e representativo para continuar a missão do projeto. Aos 17 anos, o aluno Thierry Oliveira se divide entre o trabalho e o estudo. O maior objetivo do jovem é cursar Jornalismo em uma universidade pública.

Ele considera o pré-universitário Primeiro de Maio como um divisor de águas na luta pelo objetivo. “O cursinho mudou a minha vida em termos de conteúdo e mesmo na vida pessoal. Aqui, eu consegui adquirir senso crítico e também me formar como pessoa”, afirma à TV Unesp.

Ana Julia Nascimento, de 18 anos, deseja concorrer uma vaga em Ciências Sociais e conheceu o cursinho pela internet. No projeto, ela viu a única maneira de continuar os estudos, passou no processo seletivo e tenta se espelhar nos exemplos que já saíram das salas de aula do espaço.

“Tenho como exemplo muitos amigos meus, que já passaram na Unesp, USP e em universidades federais. Com certeza, isso ajuda muito”, ressalta a estudante à TV Unesp.

No primeiro ano do curso de Jornalismo na Unesp, Ester Caroline Silva sempre estudou em escola pública. Aos 15 anos, ela foi aprovada no Vestibulinho, em uma Escola Técnica Estadual (Etec), e cursou o Ensino Médio paralelamente ao Técnico em Administração.

No último ano, a aluna conciliou as atividades com as aulas noturnas e obteve sucesso. “Foi muito importante ter um cursinho público porque eu não tinha condições de pagar. São alunos da Unesp que já estão treinando para lecionar e ajudam pessoas que ingressarão na universidade”, enfatiza Ester Caroline Silva à TV Unesp.