Unesp produz primeiro implante de crânio

Para cirurgia, é necessário um implante específico para cada fratura, que varia de forma e tamanho em cada paciente

sex, 07/08/2015 - 17h30 | Do Portal do Governo

A equipe do Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (Cadep), ligado à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) em Bauru produziu um implante de crânio para um paciente de seis anos de idade.

O menino era o primeiro de uma fila com mais de 50 pessoas que há anos aguardam uma solução para a falta de parte do crânio, normalmente causada por fraturas resultantes de diferentes tipos de acidentes.

O procedimento, feito no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, faz parte do protocolo da cranioplastia. Esta cirurgia reconstitui a parte óssea perdida, recupera a forma e aparência originais e oferece proteção mecânica e integridade física do crânio aos órgãos internos.

Para a realização da cirurgia é necessário um implante específico para cada fratura, que varia de forma e tamanho em todos os pacientes e por isso exige um grande conjunto de tecnologias e ferramentas. A impressão 3D em escala natural do crânio do paciente agiliza os procedimentos.

O Cadep já está trabalhando no segundo implante, de um caso ainda mais grave que o primeiro, e que será produzido em outro material.

Do Portal do Governo do Estado