Unesp produz máscaras para unidades de saúde da cidade de Marília

Já foram feitas 245 face shields, destinadas a instituições parceiras da Faculdade de Filosofia e Ciências da universidade

ter, 26/05/2020 - 19h19 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Marília produzem máscaras para profissionais da saúde. Já foram feitas 245 peças denominadas face shields, que foram enviadas para instituições de saúde parceiras da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC).

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Os protetores faciais são feitos em impressora 3D e montados por funcionários de diferentes setores da unidade. Ao todo, 95 máscaras já foram doadas e outras 150 estão prontas para serem entregues.

“A decisão de confeccionar as máscaras foi em função de existir uma impressora no laboratório. Desenvolvo pesquisas na área de tecnologias assistiva e de reabilitação, com o desenvolvimento de produtos envolvendo a impressão 3D. Com a propagação da COVID-19, tivemos a ideia de usar a impressora neste momento para ajudar os profissionais da saúde”, explica a professora do curso de Terapia Ocupacional, Luciana Baleotti ao Portal da Unesp.

“Essa ação mostra o engajamento de pessoas preocupadas com o bom andamento dos serviços de saúde”, afirma ao Portal da Unesp o diretor do campus, Marcelo Navega. A Secretaria Municipal da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Marília e a APAE já receberam as máscaras confeccionadas pelo projeto na unidade da Unesp.