Unesp Presidente Prudente promove Educação Ambiental

Dez mil alunos da região foram beneficiados em quatro anos

seg, 05/11/2007 - 10h25 | Do Portal do Governo

O projeto Trilhando pelos Solos, coordenado pelo docente João Osvaldo Rodrigues Nunes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), câmpus de Presidente Prudente, integra a lista do Programa Permanente de Divulgação da Ciência na UNESP, ou Ciência na UNESP, apoiado pela Vice-Reitoria. Com cerca de quatro anos de atividade, a iniciativa foi criada para auxiliar no ensino de Educação Ambiental, por meio do estudo de solos.

Instalado no Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da FCT, o projeto, aberto à visitação, recria uma seqüência representativa dos processos responsáveis pela formação, desenvolvimento e constituição dos solos. Também procura ilustrar práticas de degradação e conservação deste recurso. Por meio de visitas pré-agendadas, é possível observar macropedolítos – placas de solos com dimensões aproximadas de 1,30 m por 30 cm de largura –, kits didáticos, perfis de solos montados em frasco de vidros, maquetes dos relevos de Presidente Prudente e do Estado de São Paulo e processos erosivos.

No local também há cartazes ilustrativos e materiais que descrevem as características do solo, como o tipo de cobertura vegetal, a porosidade e infiltração. Segundo Nunes, os macropedolítos são os trabalhos mais visitados, tanto pelo tamanho como pela diferenciação de cores e texturas. “Além do aspecto visual é feita uma ficha catalográfica com as características morfológicas dos solos e dos locais de onde foram retirados”, afirmou. Ainda segundo o docente, o programa já beneficiou cerca de dez mil alunos da região.

O Projeto integra, ainda, o Circuito Científico Cultural que visa atender instituições de ensino públicas e particulares da cidade de Presidente Prudente e região. Atualmente o projeto Trilhando pelos Solos, também conta com o auxílio CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) e da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Serviço

Projeto Trilhando pelos Solos
Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos Horário: Segunda e sexta-feira, das 8 h às 11h30 e das 14 h às 17h30
Rua Roberto Simonsen, 305
Tel.: 18 – 3229-5388
Presidente Prudente

Danilo Koga / Unesp

(M.S.)