UNESP prepara atividades do Ano Internacional da Química

Alunos dos ensinos fundamental e médio poderão aprender de maneira divertida

ter, 21/12/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Com propostas lúdicas, o Centro de Ciências de Araraquara (CCA) da UNESP busca tornar o aprendizado divertido para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. A estrutura vinculada ao Instituto de Química (IQ), Campus de Araraquara, recebe visitas de escolas da região por meio do um programa intitulado Ciência Viva. Em 2011, declarado o Ano Internacional da Química, o centro está programando uma série de atividades temáticas. A primeira delas, uma exposição volante sobre a tabela periódica do elementos químicos, será montada em janeiro e terá instalações interativas, vídeos e simulações.

Durante as visitas, os alunos fazem um passeio guiado pelos diferentes espaços e recebem explicações sobre os fenômenos e sobre como participar dos jogos. Cada turma é acompanhada por doze estudantes de graduação do Câmpus de Araraquara que trabalham como monitores.

Além de guiar os visitantes, os graduandos também participam do programa Plantão de Dúvidas, auxiliando as crianças nos trabalhos escolares e dando reforço nas disciplinas. “Somos muito procurados por jovens que prestarão vestibular e também na época das feiras de ciências nas escolas”, relata Camila Silveira da Silva, doutoranda pela Faculdade de Ciências, Câmpus de Bauru, e orientadora dos monitores do CCA.

Outro programa de extensão universitária desenvolvido no centro é o Ciência Vai à Escola, coordenados pela professora Olga Maria Mascarenhas de Faria Oliveira. Nele, os estudantes de Licenciatura em Química auxiliam os professores das escolas na criação de atividades experimentais nas aulas de ciências de 5ª a 8ª séries. São abordados temas como planeta Terra e o Universo, seres vivos, corpo humano, energia, reciclagem, ciclo da água e meio ambiente. “É uma oportunidade para os nossos alunos tomarem contato com a escola e para o professor da rede básica se aproximar da Universidade”, salienta Olga.

O acervo da biblioteca e da videoteca estão disponíveis para a comunidade. Os professores também podem tomar por empréstimo as maletas da “Experimentoteca”, um kit com materiais necessários para a realização de experimentos químicos em suas salas de aula. O laboratório didático do centro também pode ser usado pelos professores das escolas em suas aulas. O local foi projetado para que as experiências fossem realizadas em grupos.

O CCA está localizado na Av. Bernardino Arantes de Almeida, s/nº. É possível agendar visitas ou plantões de dúvidas pelo telefone: (16) 3322-4812.

Do Portal da Unesp