Pós-graduandos da Unesp poderão lecionar em cursos de graduação

Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior foi lançado na universidade nesta terça-feira (11)

qui, 13/09/2018 - 10h38 | Do Portal do Governo

Destinado à formação de pós-graduandos stricto sensu em atividade docente na graduação, o Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi lançado nesta terça-feira (11), durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A iniciativa foi concebida pelas pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pós-Graduação (PROPG).

Vale ressaltar que a Resolução Unesp nº 18, que criou o programa, foi aprovada na Câmara Central de Pós-Graduação (CCPG), na Câmara Central de Graduação (CCG) e no CEPE, no início deste ano.

“A iniciativa é um programa conjunto que vai ao encontro de um anseio antigo dos alunos de pós-graduação da Unesp. O projeto promove a integração entre os alunos de graduação e de pós-graduação”, explica a professora Gladis Massini-Cagliari, da Pró-Reitora de Graduação.

Tipos

As atividades que os alunos de pós-graduação poderão realizar se classificam em dois tipos: “A”, para dar aulas na graduação, e “B”, voltado a ações de apoio à docência. Para as atividades do primeiro grupo, apenas poderão se inscrever doutorandos. Já para o outro grupo, podem participar mestrandos e doutorandos.

Em ambos os casos, o candidato deverá ter cursado pelo menos um semestre letivo do respectivo curso. O programa será desenvolvido em uma disciplina de graduação com até 8 horas/aula semanais.

É importante frisar que os participantes do PAADES “A” desenvolverão práticas de ensino e laboratório, sob a supervisão de um docente responsável. Dentro do limite de horas estabelecido, os profissionais realizarão plantões de dúvidas e auxiliarão em atividades de aulas práticas, de exercício ou de reforço, na elaboração e correção de listas de exercícios, provas e projetos e ainda na elaboração de material didático.

Já no PAADES “B”, eles realizarão plantões de dúvidas, colaborando no planejamento da disciplina, auxiliando em aulas práticas, de exercício ou de reforço, atuando em atividades de elaboração e correção de listas de exercícios, provas e projetos e na elaboração de material didático. Deverão, também, ministrar aulas na disciplina em que atuam, sob a supervisão do docente responsável, até o limite de 20% da carga horária da disciplina.

Possibilidades

Segundo o professor João Lima Sant’Anna Neto, pró-reitor de Pós-Graduação, a iniciativa tem importância grande para os alunos da pós-graduação, pois oferecerá três possibilidades aos estudantes. “A primeira é ter a experiência didática útil para o futuro. Em segundo lugar, o pós-graduando terá um certificado. Por último, uma parte dos alunos do PAADES ‘A’, de doutorandos que vão ministrar disciplinas, poderá receber um auxílio financeiro da Universidade”, salienta o docente.

Todos os alunos de mestrado e de doutorado interessados poderão participar da ação, mas é necessário fazer o treinamento didático-pedagógico que será realizado pelo Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP) da Unesp. “A cada ano, abriremos em torno de 100 a 150 vagas, escolhendo os melhores candidatos para as disciplinas dos diversos departamentos, das várias unidades da Unesp”, destaca o pró-reitor de Pós-Graduação.