Unesp: Pesquisadores divulgam estudos sobre Caos

Grupo de Botucatu promove cursos, palestras e exibição de filmes

seg, 19/06/2006 - 20h06 | Do Portal do Governo

Os princípios do Caos, Fractais e Complexidade, teorias da Física e da Matemática que, embora recentes já estão sendo empregadas em estudos, principalmente da área de Biológicas, vêm sendo transmitidos para alunos de Ensino Médio das escolas de Botucatu. O projeto Aplicação da Teoria do Caos e da Física Quântica em Saúde e Educação Ambiental. Um desafio transdisciplinar para o século XXI, idealizado por uma equipe de docentes e pesquisadores do Instituto de Biociências (IB) do município, é um dos beneficiados pelo Programa Permanente de Divulgação Científica da Ciência na UNESP, ou “Ciência na UNESP”, apoiado pela Vice-Reitoria.

Com esse projeto de extensão, desde 2001, a equipe do IB promove cursos, palestras, exibição de filmes e visitas em escolas de nível médio da cidade e também para alunos da própria UNESP. “Em escolas que abrem espaço para atualizações contínuas de conceitos, notamos a necessidade de se ensinar e praticar os princípios desta nova ciência”, diz o físico Ivan Guerini, coordenador do Laboratório de Caos, Fractais e Complexidade do Departamento de Física e Biofísica do IB. “Sem desprezar a ciência clássica, esta nova teoria leva em conta, no mundo real, tudo o que é natural, irregular, imprevisível, incerto, complexo e transdisciplinar”, acentua.

Para o aluno Alexandre Farias, colaborador do projeto, um dos objetivos é mostrar que a teoria do Caos e dos Fractais vai além das variáveis e das equações. “Elas estão presentes em nossas vidas, sob diferentes formas, durante as vinte e quatro horas do dia”, acrescenta.

Seqüência lógica 

De acordo com a teoria, o Caos está nos sistemas complexos não-lineares da natureza e apresentam dimensões padronizadas que promovem a organização espontânea. Já os Fractais são os aspectos numérico e geométrico dos padrões, com subdivisões sucessivas e números fracionados. No interior desses sistemas, os fenômenos da vida seguem uma seqüência lógica, ainda que nem sempre clara e visível. Apesar do aparente caos, há sempre uma ordem. “São modelos matemáticos do Caos, constatado em processos humanos nas áreas da Medicina, Biologia, Psicologia e Artes Gráficas”, enfatiza Guerini.

Na Medicina, a teoria já foi utilizada no estudo da dinâmica dos batimentos do coração. O entendimento dos processos de sístole e de diástole levou à criação de desfibriladores mais eficientes. Estes equipamentos são empregados para estabilizar as funções cardíacas. Recursos de geometria fractal já são usados no diagnóstico de câncer, por meio da análise de diferentes padrões de crescimento de células sadias e doentes. Nas artes gráficas, as dimensões fractais também são úteis no processo de redução de imagens.

Cinco alunos estagiários de graduação integram o Projeto, sendo uma aluna do curso de Ciências Biológicas e quatro de Física Médica. Em 2005, a disciplina optativa “Caos, Fractais e Complexidade em Física Aplicada”, oferecida no IB, contou com 78 alunos dos cursos de Nutrição, Ciências Biológicas, Física Médica, Agronomia, Engenharia Florestal e Enfermagem.

  Julio Zanella

Da Unesp