Unesp: Pesquisadora cria técnica para inseminação artificial de felinos

Trabalho foi realizado com gatos domésticos, mas o objetivo é colaborar com a reprodução de animais selvagens ameaçados de extinção

ter, 12/09/2006 - 18h08 | Do Portal do Governo

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, pode colaborar para a reprodução de felinos ameaçados de extinção. O trabalho, realizado por Ana Izabel Villaverde, sob orientação da professora Maria Denise Lopes, no Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da FMVZ, resultou no nascimento da primeira ninhada brasileira de gatos domésticos a partir de inseminação artificial com sêmen congelado.

A idéia é a criação de um banco de material genético destinado a diferentes espécies de felinos selvagens. Segundo Ana Izabel, foram utilizados gatos domésticos por serem animais de fácil manipulação, que têm semelhança fisiológica reprodutiva com onças e jaguatiricas, selvagens da fauna brasileira. A pesquisa deu origem à dissertação de mestrado Inseminação Artificial em Gatos Domésticos (Felis Catus) Utilizando Sêmen Congelado.

“Nossa intenção não é promover a reprodução de gatos, animais para os quais se buscam atualmente novos procedimentos de controle populacional”, ressalta a autora do trabalho. “O principal objetivo foi desenvolver uma técnica viável para ser utilizada por pesquisadores que trabalham com animais de fisiologia semelhante, ameaçados de extinção”, explica.

Protocolo

A gata submetida ao procedimento de inseminação apresentou período de gestação convencional, de 65 dias, e parto normal de dois filhotes saudáveis. Os resultados positivos garantiram a elaboração de um protocolo de congelamento de sêmen, de indução da ovulação e de inseminação de gatos por via intra-uterina. De acordo com a pesquisadora, existem várias técnicas de inseminação artificial para gatos no País, mas nenhuma com uso de sêmen congelado.

Em tese, a inseminação artificial com sêmen fresco apresenta resultado final melhor, porém ele tem vida útil menor. O sêmen congelado pode ser armazenado por muitos anos, mas sofre a perda da viabilidade das células espermáticas e a conseqüente redução do número de espermatozóides vivos, que diminui o índice de fertilidade. “Com o nosso método, provamos que o sêmen de gatos domésticos pode ser congelado e armazenado em nitrogênio líquido a 196º C negativos e, depois de descongelado, utilizado com sucesso em procedimento de inseminação artificial, sem perder sua capacidade fertilizante”, revela Ana Izabel.

Simone de Marco – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)