Unesp: Parceria promove segunda edição do curso Guias da Natureza

Iniciativa em conjunto com a prefeitura do município de São Manuel reúne grupo de alunos dos ensinos Fundamental e Médio

qui, 18/07/2019 - 10h35 | Do Portal do Governo

Uma ação conjunta entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a prefeitura de São Manuel permite a realização da segunda edição do curso de Formação de Guias da Natureza, na Fazenda Experimental São Manuel, unidade da instituição de ensino situada no município vizinho a Botucatu.

A ação, que começou nesta segunda-feira (15) e vai até sábado (20), reúne um grupo de 40 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e dos dois primeiros anos do Ensino Médio das escolas estaduais Francisco Oliveira Faraco, Walter Carrer, Prof. Atilio Innocenti, Dr. Manuel José Chaves e Escola Técnica Estadual (Etec) Dona Sebastiana de Barros.

O curso é realizado por meio de parceria entre o Instituto de Biociências (IB) e a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, do campus de Botucatu, com apoio da prefeitura de São Manuel, Pró-Reitoria de Graduação/Unesp, Fazendas de Ensino Pesquisa e Extensão (Fepe) da FCA, Núcleo de Ensino e Laboratório de Conservação da Natureza.

Conceitos

Selecionados entre mais de 450 inscritos no programa, os participantes são apresentados a conceitos e práticas de conservação e sustentabilidade de áreas naturais. Assim, os jovens serão capacitados como educadores ambientais, multiplicadores de informação, jovens cientistas e como gestores de espaços naturais e educativos.

A programação do curso envolve atividades teóricas e práticas em temas como sistemas agroflorestais, cultivo orgânico, plantas alimentícias não convencionais, observação e identificação de aves e mamíferos, identificação de vegetação, compostagem, trilhas educativas e recursos hídricos.

Após a capacitação, os alunos estarão preparados para receber e orientar visitações de estudantes de Ensino Fundamental da região de São Manuel e arredores e da comunidade sobre a Fazenda São Manuel, como forma de promover a conscientização acerca de conservação, preservação e sustentabilidade dos ambientes naturais.

O programa também possibilita a formação inicial e continuada de professores, já que envolve alunos dos cursos de licenciaturas (bolsistas e voluntários), docentes em exercício da educação básica e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa.

Conscientização

O prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, prestigiou a abertura do evento e ressaltou a importância do projeto. “O fato de jovens estudantes começarem a formar opiniões sobre o meio ambiente baseados em conceitos adequados, por si só, já é uma grande coisa. É uma forma de criar um ciclo virtuoso importante e proporcionar uma conscientização sobre as questões ambientais em toda a população”, afirma.

De acordo com a professora Renata Cristina Batista Fonseca, também era um sonho da Unesp se aproximar da comunidade de São Manuel. “Temos essa fazenda belíssima, com recursos hídricos, áreas naturais, uma rica em fauna silvestre e um grande potencial na área agrícola e florestal, que fica muito próxima da cidade e não era conhecida pela população. Estreitamos nossa relação com a prefeitura e desenvolvemos esse curso aqui na Fazenda São Manuel”, explica a docente.

Participante da primeira edição, Kaike Guarizzo, de 17 anos, trabalha voluntariamente como monitor no evento deste ano. “Senti um ganho enorme na minha formação ao fazer o curso. Aprendi muito, mudei meus hábitos com relação ao lixo e estou cultivando plantas na minha casa, do jeito que aprendi aqui. Estou pensando em fazer faculdade de Jornalismo para ajudar a divulgar a necessidade de respeito ao meio ambiente”, revela.

Alan Roberto Ferreira, de 18 anos, também fez o curso em 2018 e atua como monitor nessa edição. O jovem está no primeiro ano de graduação em Artes Visuais na Unesp, no campus de Bauru, e aproveita as férias trabalhando na ação. “Estou muito feliz de participar de novo. Esse trabalho de base é muito importante e fez muita diferença na minha vida. Além disso, é importante para a cidade poder ter esse contato com a universidade”, avalia o aluno.