Unesp: Parceria oferece aulas de Física online para estudantes do Ensino Médio

Minicursos de centro internacional da Universidade Estadual Paulista serão transmitidos ao vivo, todos os sábados

dom, 29/03/2020 - 19h21 | Do Portal do Governo

Desde 2016, o ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) organiza aulas de física voltadas para estudantes de Ensino Médio, com o objetivo de trabalhar temas atuais e pouco abordados em sala de aula como Mecânica Quântica, Cosmologia, Ondas, Mudanças Climáticas, Relatividade Geral, e Partículas.

Devido à pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, o ICTP-SAIFR começará a transmitir as aulas dos minicursos ao vivo todo sábado por videoconferência usando a ferramenta de “zoom”. As aulas são gratuitas para qualquer aluno de Ensino Médio, baixando o software grátis no site www.zoom.us. Com a ferramenta, os alunos participantes poderão fazer perguntas e interagir com o palestrante durante a aula.

Vale destacar que o ICTP-SAIFR é um centro internacional sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Unesp, do International Centre for Theoretical Physics, em Trieste, e de institutos privados como o Instituto Serrapilheira.

As aulas teóricas, realizadas sempre aos sábados, são ministradas por professores especialistas de cada área do ICTP-SAIFR e do Instituto de Física Teórica da Unesp. Informações sobre a programação de 2020 estão no seguinte endereço eletrônico: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.

Programação

O primeiro minicurso online será ministrado pelo professor Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter Institute) sobre o tópico Física Quântica. A próxima aula online será realizada neste sábado (28), das 10h às 13h. Para testar a ferramenta, uma aula introdutória foi ministrada pelo docente em 21 de março. O vídeo da aula introdutória está disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=gcpcYLSjKuI&feature=youtu.be

Os alunos que não participaram da aula introdutória devem assistir ao vídeo no YouTube antes da aula do dia 28, além de entrar online as 9h30 deste sábado (28) para receber instruções como utilizar o software de zoom e interagir com o palestrante. Quem tiver dúvida sobre o minicurso ou o software de zoom pode enviar e-mail ao coordenador de extensão, Lucas David (ETEC Guaracy Silveira & ICTP-SAIFR), pelo endereço lucas.david@ictp-saifr.org.

Depois de baixar o software no site, o aluno pode acessar a aula “Minicurso Física Quântica” (Meeting ID 217 572 708), a partir das 9h30 do dia 28, ao clicar no link https://pitp.zoom.us/j/217572708.