Unesp organiza exposição de arte sobre Direitos Humanos

Público pode votar nos melhores trabalhos pela internet até o dia 23

seg, 09/01/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

A versão popular da Declaração Universal dos Direitos Humanos do Frei Betto (1944) é o ponto de partida para que 25 artistas plásticos realizassem obras sobre diversas questões sociais e políticas que envolvem cidadania e seus desafios sociais e políticos. Os trabalhos formam a exposição A Arte dos Direitos Humanos, exibida a partir desta segunda-feira, 9, até o dia 23, no Hall da Reitoria da Unesp, em São Paulo. As imagens dos trabalhos também estão disponíveis no endereço www.unesp.br/aartedosdireitoshumanos.

As 25 obras foram realizadas com as mais variadas técnicas, como óleo, acrílica, intervenção sobre fotografia, colagem e lã de ovelha. O público pode, pela internet, votar na sua obra preferida. O criador do trabalho escolhido pelos internautas receberá um livro de arte, e, para todos os votantes, haverá um sorteio de um outro exemplar na área de artes plásticas. Cada voto de cada e-mail será computado apenas uma vez para a escolha do artista e para o sorteio.

“O objetivo da exposição é levar o público a refletir sobre os direitos humanos. Para isso, cada artista trabalhou com um deles das maneiras mais variadas possíveis. Temos desde ilustrações mais literais das frases concebidas pelo Frei Betto, a interpretações mais complexas e abstratas”, diz Oscar D’Ambrosio, curador da exposição.

Os trabalhos foram doados pelos artistas à Unesp para que a exposição realize uma itinerância não apenas pelas 33 unidades da Universidade, mas também por cidades onde a instituição não tem câmpus. Nesses municípios, as obras serão expostas em locais que promovam a cidadania e o diálogo sobre direitos humanos e arte.

Serviço
Data:
de 9 a 23 de janeiro
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Reitoria da Unesp, rua Quirino de Andrade, 215, no Centro, em São Paulo.
Telefone: (11) 5627-0235
Entrada Gratuita

Da Unesp