Unesp organiza 3ª edição do encontro da Aliança Global em Bioeconomia

Atividades entre instituições de ensino reúnem pesquisadores que atuam na área em universidades de Alemanha e Austrália

sex, 27/09/2019 - 11h33 | Do Portal do Governo

Entre o próximo domingo (29) e o dia 4 de outubro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) organiza a 3ª edição do Global Bioeconomy Alliance Symposium, com a participação de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Technical University of Munich, da Alemanha. O encontro ocorrerá em Ubatuba, no litoral paulista.

As três instituições formam o núcleo da Aliança Global em Bioeconomia. Firmada em julho de 2018, a Aliança é um acordo com o objetivo de fortalecer a cooperação em pesquisa e ensino por meio de workshops, projetos comuns e intercâmbio de pessoal para trocar conhecimento e experiência no campo da bioeconomia.

O simpósio organizado pela Unesp é uma das ações promovidas pela Aliança desde a fundação. Ao todo, cerca de 90 pesquisadores das três universidades se reunirão para discutir possibilidades de cooperação no âmbito do setor, para submissão de projetos conjuntos de pesquisa a financiamento pelas agências de fomento dos respectivos países.

A programação do evento inclui visitas técnicas a indústrias e empresas da área de bioeconomia e a participação de representantes do setor produtivo.

Temas

As sessões que integram a programação do encontro discutirão, entre outros assuntos, “Biologia sintética e engenharia metabólica de microrganismos”, “Prospecção e engenharia de enzimas para processamento de biomassa e química sustentável”, “Agrobiotecnologia de alimentos, rações e fibras”, além de “Aspectos econômicos e sociais da bioeconomia”.

O evento foi viabilizado a partir de uma chamada promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT), em julho do ano passado. A chamada também prevê a realização de um segundo evento, no próximo ano, na Alemanha.