Unesp: Olimpíada de Matemática envolve 11,5 milhões de alunos

Universidade é sede de cinco pólos no Estado

ter, 20/06/2006 - 18h07 | Do Portal do Governo

Para fortalecer o ensino de matemática e promover a descoberta de novos talentos, em 2005, o Governo Federal, com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promoveu a Primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na ocasião, 11,5 milhões de alunos de todo o País se inscreveram, sendo 2,5 milhões no Estado de São Paulo.

A UNESP participa da iniciativa com a colaboração de alguns de seus docentes e com o oferecimento de algumas de suas dependências para a reunião dos alunos. José Carlos Rodrigues, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente, e Aparecida Francisco da Silva, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), em São José do Rio Preto, coordenam duas das cinco regiões do Estado, responsáveis pelos estágios de Iniciação Científica oferecidos a 2100 alunos selecionados em razão do bom desempenho na OBMEP.

Nos cinco pólos que formam a região SP01, instalados nas cidades de Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ilha Solteira e Birigui, coordenada por Rodrigues, 60 alunos freqüentam os estágios de aperfeiçoamento. Quatro pólos funcionam em Unidades da UNESP. São os casos da Faculdade de Ciências, em Bauru; da Faculdade de Filosofia e Ciências, em Marília; da Faculdade de Engenharia, campus de Ilha Solteira além da Unidade de Prudente. Em Ilha Solteira, os docentes Paulo Isamo Hiratsuka e Luis Antonio Fernandes de Oliveira são responsáveis pela orientação de nove alunos.

Na região SP02, coordenada pela professora Aparecida, 103 alunos estão agrupados em oito pólos, localizados nas cidades de Rio Preto, Votuporanga, Araraquara, Franca, Ribeirão Preto, Matão, São Carlos e Sertãozinho. Nesta região, além de Aparecida, mais três docentes da UNESP e dois monitores orientam os classificados. O pólo de Rio Preto funciona dentro do Ibilce.

Os coordenadores regionais são professores, em sua maioria universitários, escolhidos para representar a OBMEP nos diversos Estados brasileiros. Eles respondem pelo apoio às escolas de sua região nas diversas fases da Olimpíada, além de estabelecer um elo entre as escolas e a direção da OBMEP, apontando as peculiaridades de cada núcleo com o intuito de contribuir para o sucesso da Olimpíada em todas as suas etapas.

Formação em matemática 

Os estágios de Iniciação Científica oferecidos como prêmio para os alunos com melhor desempenho são divididos em níveis. Nível 1 para estudantes de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental; nível 2, 7ª e 8ª séries e nível 3, para Ensino Médio.De acordo com o coordenador Rodrigues, da SP01, o estágio tem a duração de um ano, com carga horária de 16 horas mensais. A OBMEP fornece material apostilado para os alunos, café da manhã, almoço e café da tarde, inclusive para os acompanhantes. A OBMEP também custeia os gastos de transporte dos alunos até o pólo, mediante comprovação.

  Genira Chagas

Da Unesp