Unesp oferece pós-graduação na Assembléia

Curso enfoca fundamentos da democracia representativa

qui, 13/03/2008 - 20h57 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (13/3), ocorreu o lançamento da segunda edição do curso de pós-graduação Lato Sensu “Governo e Poder Legislativo”. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Sala da Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em São Paulo (SP). Resultado da parceria entre a Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (Fundunesp) e o ILP (Instituto do Legislativo Paulista), o curso deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

Serão oferecidas 50 vagas para técnicos e servidores da Alesp, profissionais graduados do Poder Legislativo municipal e federal, agentes políticos estaduais e municipais, lideranças da sociedade civil e profissionais com atuação vinculada aos trabalhos parlamentares. “Devido à importância da Assembléia, qualificar os profissionais, que atuam neste local, é um motivo de muito orgulho para nossa universidade, pois essas pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento de nosso Estado”, disse o reitor Marcos Macari.

Proposto, em 2007, por Roberto Eduardo Lamari, diretor-presidente do ILP, a pós-graduação será ministrada integralmente com recursos da Alesp nas instalações do Instituto, localizado no prédio anexo da Alesp. “Escolhemos a UNESP pelo sucesso da primeira edição do curso e também pela excelente qualidade de ensino”, afirmou.

Além de Macari e Lamari, participaram da cerimônia o diretor presidente da Fundunesp Luiz Antônio Vane, o presidente da mesa diretora da Alesp, Vaz de Lima, o assessor de Relações Institucionais José Afonso Carrijo Andrade, a assessora da Pró-reitoria de Pós-graduação Daisy Maria Fávero Salvadori, o coordenador do curso Milton Lahuerta, o 1º secretário da mesa diretora da Alesp, Donisete Braga, e o diretor executivo do ILP, Aparecido Manoel Pereira.

O curso – Com a carga horária de 420 horas, a pós-graduação terá dez disciplinas e dois blocos de seminários temáticos. O corpo docente conta com 13 professores da UNESP dos câmpus de Araraquara e Marília e 16 docentes conferencistas convidados de importantes instituições do país.

As disciplinas enfocadas serão: Os fundamentos da política e da democracia grega, Dificuldades para a democracia: a abstenção e a educação incompleta, As versões liberais da democracia política. Representação e participação, A emergência das massas e suas implicações para os modelos liberais de democracia, Apogeu e crise da democracia representativa, Democracia e/ou Socialismo?, O pluralismo norte americano e a teoria democrática. A democracia como substância ou como procedimento?, Modelos de democracia deliberativa, Os limites da teoria liberal da democracia e a crítica comunitarista, Governo dos homens ou governo das leis? (entre o procedimentalismo e as virtudes cívicas).

Da Unesp

C.M.